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DECEA realiza workshop sobre dados digitais

publicado: 20/11/2011 14:00

 





Na última terça-feira, dia 18 de outubro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou um Workshop sobre dados digitais, promovido pelo Subdepartamento de Operações (SDOP).


O encontro teve por objetivo identificar as diferentes necessidades dos usuários da informação aeronáutica, visando nortear algumas ações do projeto.


Estiveram presentes representantes das principais companhias aéreas e demais organizações do transporte aéreo brasileiro, além de profissionais do DECEA e de suas organizações subordinadas.


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Na abertura da reunião, o Chefe do SDOP, Brigadeiro-do-Ar Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a importância do evento como troca de informações. “O objetivo desse projeto é de melhorar a prestação do serviço de navegação aérea no nosso País. A informação tem que ser precisa e deve chegar no tempo adequado, pois sem isso, não estaremos cumprindo a nossa missão”, esclareceu o Oficial à audiência.


Abrindo a série de palestras, o projeto de Gerenciamento da Informação Aeronáutica no Brasil (AIM-BR) foi relatado pelo Chefe da Seção da Coordenação e Controle das Informações Aeronáuticas do DECEA, Major-Aviador Marcelo de Lima Pinheiro. O militar falou também sobre a transição do Serviço de Informações Aeronáuticas (AIS) para o AIM, o que transformará o profissional AIS em gerente da informação, centrado em dados e não mais no produto.


O AIM amplia o escopo da informação aeronáutica assegurando sua qualidade, rastreabilidade, integridade e pontualidade, por meio do uso de sistemas inteiramente digitais.


Na sequência, o Chefe da Seção de Planejamento Tático, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Wilson de Avila Ferreira Penna apresentou o projeto de implementação da Navegação Baseada em Performance (PBN) nas Terminais do Rio de Janeiro e de São Paulo.


De acordo com o Tenente-Coronel Avila, o PBN representa uma mudança de paradigma para a navegação aérea brasileira, redesenhando e otimizando a estrutura dos trajetos de navegação. O recurso viabilizará uma rota menor e melhor controlada, além de aproximações muito mais precisas, utilizando satélites e sistemas avançados de gestão de voo e de bordo inercial.


Após o coffee-break, as ações adotadas pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) para a obtenção de dados eletrônicos de terreno e obstáculos (e-TOD) foram relatadas pelo Chefe da Seção de Fotogrametria, Primeiro-Tenente Engenheiro Cartógrafo Leonardo Marini Pereira.


Em seguida, o Comandante Viggo Thisted, Gerente de Projetos de Novas Tecnologias da GOL Linhas Aéreas, falou sobre o uso de informação aeronáutica em formato digital a bordo das aeronaves. Ele fez questão de destacar a importância do Processo de Tomada de Decisão Colaborativa (CDM).


O Portal AIS, que reúne na internet as informações aeronáuticas disponíveis pelo DECEA, foi amplamente divulgado pelo Gerente de Engenharia de Operações da TAM Linhas Aéreas, Engenheiro Aroldo Shoji. “Diferentemente de outros países, o DECEA disponibiliza essas informações online e gratuitamente. Tentar mensurar a importância desses dados é desnecessário, trata-se de segurança, no entanto, exige-se uma responsabilidade muito grande manter essas informações atualizadas dentro do site”, ressaltou o palestrante.


“O futuro da TAM” também foi um dos assuntos abordados durante a apresentação do Engenheiro Shoji. A instalação de Electronic Flight Bag (EFB) em toda a frota das aeronaves é uma das metas a ser alcançada pela companhia aérea. Ele destacou os benefícios do uso do EFB no voo, cujo sistema possibilita aos pilotos a visualização de documentos em formato digital e a utilização de aplicativos direcionados à operação da aeronave.


Na parte da tarde foi a vez do representante da EMBRAER, Comandante Sydney Rodrigues falar sobre a “Operação do EFB no iPad”, como recurso para utilização da informação aeronáutica em formato digital a bordo das aeronaves.


Segundo Sidney, o equipamento da empresa americana Apple já passou por uma série de testes, incluindo pressurização e interferência eletromagnética, passando com êxito.


Para a empresa EMBRAER a “utilização de recursos eletrônicos no lugar dos manuais e documentos impressos é ecologicamente correto e implica em cortes de gastos com a ‘carga morta’”. É a chamada Operação Paperless.


Dentre os itens ressaltados como demanda do mercado de aviões estão a disponibilidade de acesso à informação, a valorização dos fatores humanos e o alerta situacional aumentado.


Após sua apresentação o Chefe da Seção de Segurança Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Neverton Alves de Novais, abordou o mesmo tema dando ênfase às classificações dos níveis de uso do iPad a bordo das aeronaves e como se encontra hoje a questão da regulamentação da operação deste equipamento.


Como mostrado por Neverton, existem três classes de hardware (equipamento iPad e sua interoperabilidade com a aeronave) e três tipos de software.


No quesito hardware, o de Classe I é portátil (não prevê meios de fixação na aeronave) e não pode ser acessado nos pousos e decolagens. O de Classe II já possui um dispositivo de fixação e pode ser usado em todas as fases do voo.


Por fim, o de Classe III é um produto aeronáutico completamente integrado. “Ele nasce com a aeronave”, comentou Neverton. Troca dados com a aeronave, integrando com outros sistemas, como ADS-B, Datas-link e TAWS.


O representante da Agência compreende que o uso do dispositivo já é uma realidade em outros países, mas fez a ressalva de que “até o momento nenhum iPad recebeu autorização da ANAC para substituição das publicações impressas ainda que este seja o cenário futuro”. São ao todo cinco as fases de aprovação do equipamento.


De qualquer forma, a transição, quando autorizada, será feita de maneira gradativa, levando em consideração a segurança da informação e, por extensão, a segurança operacional dos voos.


Após um breve intervalo teve início o debate sobre dados digitais com a participação de todos os palestrantes.


 


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)

Texto: Denise Fontes (RJ 25254 JP) – denisedfsg@decea.gov.br e Telma Penteado (RJ 22794 JP) -telmatbp@decea.gov.br

Fotos: Fábio Maciel e Luiz Eduardo Perez