Notícias
DECEA realiza VII Ciclo de Seminários da Cátedra de Meteorologia Aeronáutica
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) - em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – realizou, no dia 30 de junho, o VII Ciclo de Seminários da Cátedra de Meteorologia Aeronáutica.
O evento, realizado em formato híbrido, no auditório do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA e por videoconferência, contou com a participação de pós-graduandos integrantes da Cátedra, doutores do Comitê Científico, alunos das Universidades de Meteorologia e militares da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil.
Na abertura, o Chefe da Divisão de Planejamento do Subdepartamento de Operações do DECEA, Coronel Especialista em Meteorologia Paulo Roberto Bastos de Carvalho, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a relevância do seminário. “O evento é importante por trazer, em função do acordo de cooperação entre o DECEA, a Universidade da Força Aérea (UNIFA) e a UFRJ, o desenvolvimento de estudos em uma área fundamental para a Organização. Esse acordo ajuda também na capacitação de oficiais meteorologistas em pós-graduação, mestrado e doutorado”, pontuou o Coronel Bastos.
Na sequência, o Professor Doutor Gutemberg Borges França da UFRJ apresentou a programação do VII Ciclo de Seminários e destacou o cronograma de atividades. “A cátedra tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas, visando a modernização da meteorologia aeronáutica e o aprimoramento das previsões meteorológicas”, declarou.
Durante a programação, mestrandos e doutorandos participantes da Cátedra apresentaram a evolução de suas pesquisas aos integrantes do DECEA e ao Comitê Científico formado por Doutores em Meteorologia Aeronáutica do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da UFRJ, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Nacional de Pesquisas Aeronáuticas (INPE) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O Capitão Jimmy Nogueira de Castro, do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), apresentou a pesquisa de mestrado sobre a “Previsão de tempo severo convectivo para a Área da Terminal São Paulo utilizando inteligência artificial”, que teve artigo publicado no Journal Pure and Applied Geophysics. “Conhecer, com antecedência, as possíveis adversidades nas diversas fases do voo, contribuem para a otimização das operações aéreas, com redução no tempo de voo, no consumo de combustível e na emissão de CO²”, destacou.
Outro tema apresentado foi a pesquisa de mestrado sobre “Previsão de Wind Shear”, desenvolvida pelo Major Luiz Alexandre Fragozo de Almeida do CIMAER. “Uma previsão antecipada desse fenômeno trará benefícios em relação à segurança, melhor utilização da malha aérea (evitando-se arremetidas) e, consequentemente, menor dispersão de poluentes na atmosfera decorrente das atividades aéreas”, afirmou.
Os ciclos de seminários são promovidos semestralmente, em junho e dezembro, no intuito de apresentar o andamento dos trabalhos realizados no âmbito da Cátedra. A iniciativa já viabilizou formações de doutores e mestres, cujas pesquisas estão sendo acompanhadas pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) com o propósito de operacionalização.
Após o evento, o Comitê Científico da Cátedra se reunirá para fazer as recomendações e traçar as metas para o próximo período.
Confira a relação completa das palestras do VII Ciclo de Seminários da Cátedra de Meteorologia Aeronáutica.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF)