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DECEA realiza V Ciclo de Seminários da Cátedra de Meteorologia Aeronáutica

publicado: 07/08/2020 09:44

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) - em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – realizou, nos dias 5 e 6 de agosto, o V Ciclo de Seminários da Cátedra de Meteorologia Aeronáutica.

O evento, realizado por videoconferência, no auditório do DECEA, reuniu militares da Força Aérea Brasileira (FAB), professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de Meteorologia Aeronáutica.

Na abertura, o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a relevância do evento. “Essa parceria entre o DECEA e a UFRJ é muito importante para buscarmos, baseado em linhas de pesquisas definidas por nós, conhecimentos e soluções, que poderão ser implementadas na Meteorologia Aeronáutica”, relatou o Brigadeiro Braga.

Na sequência, o Professor Doutor Gutemberg França da UFRJ apresentou a programação do V Ciclo de Seminários e destacou o cronograma de atividades para 2020. “O convênio, firmado entre o DECEA, a UFRJ e a Universidade da Força Aérea (UNIFA), visa fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas que atendam demandas pontuais no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”.

Os ciclos de seminários são promovidos semestralmente para avaliar os trabalhos em desenvolvimento da Cátedra pelo comitê científico formado por Doutores em Meteorologia Aeronáutica do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da UFRJ.

Durante a programação foram apresentadas diversas pesquisas em andamento, cujos temas possuem impacto prático no gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo. Dentre as palestras, destacamos “Previsão de Tempo Severo Convectivo para a Área Terminal São Paulo”, desenvolvida pelo Capitão Jimmy Nogueira de Castro; “Previsão de Turbulência de Ar Claro (CAT) devido a Ondas de Montanha”, pelo Tenente Filipe Menegando de Souza; “Previsão de CAT para a Região Sul do Brasil”, pesquisa de Mestrado do Coronel Especialista em Meteorologia Francisco Pinheiro Gomes, Comandante do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER).

O Coronel P. Gomes destacou que essas pesquisas serão transformadas em ferramentas objetivas de previsão de tempo para diversos fenômenos meteorológicos. “No meu caso que estou pesquisando a turbulência de ar claro sobre o cone sul do Brasil, espero ajustar o melhor índice de CAT para aquela região com uma certa antecedência. E, com isso, o previsor deverá utilizar essa previsão de CAT em sua tomada de decisão dentro do Salão Operacional do CIMAER”, afirmou.

Outro tema apresentado foi a pesquisa de Mestrado sobre “Previsão de Visibilidade e Teto no Aeroporto Santos Dumont utilizando Inteligência Computacional”, do Capitão Fabrício Magalhães Cordeiro. “O principal objetivo é desenvolver um método de previsão de visibilidade e base das nuvens (teto) para a área específica do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, utilizando como ferramenta inteligência computacional”, destacou o Capitão Fabricio, Chefe Adjunto da Seção de Coordenação de Controle de Meteorologia Aeronáutica do DECEA.

Dentre os resultados, trará benefícios para a tomada de decisão dos previsores no CIMAER e no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), quando existirem ou forem previstos fenômenos meteorológicos adversos, que possam impactar as operações no aeroporto.

Em sua apresentação, O Diretor da XNG Aviation Assessoria e Consultoria em Serviços Aeronáuticos, Dilson Menezes, falou sobre a importância da meteorologia para as empresas aéreas e o impacto em várias fases do planejamento do voo.

As informações meteorológicas, de forma oportuna e precisa, contribuem para a otimização das operações aéreas, com redução no tempo de voo, no consumo de combustível e na emissão de CO².

Para o Chefe da Divisão de Normas, Coronel Especialista em Meteorologia Felipe do Souto de Sa Gille, o grande ganho do DECEA com a criação da Cátedra é a metodologia utilizada. “Primeiro o Comitê de Meteorologia Aeronáutica do DECEA defini os trabalhos a serem desenvolvidos, depois eles são apresentados e verificamos os resultados. Os melhores trabalhos são validados pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e, após esta fase, é criado um protótipo para ser testado operacionalmente”, explicou.

O Coronel Sa Gille acrescentou, ainda, que “o objetivo é fazer com que os trabalhos científicos sejam implementados operacionalmente, contribuindo para a atividade fim do DECEA, que é a proteção ao voo”.

Ao final do evento, o comitê científico da Cátedra se reuniu para fazer as recomendações e traçar as metas para o próximo período.

Confira a relação completa das palestras do V Ciclo de  Seminários da Cátedra de Meteorologia Aeronáutica.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes
Fotos: Luiz Eduardo Perez                                                 ​