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DECEA realiza testes de inspeção em voo com RPAS

publicado: 13/07/2016 10:16

 




O Comitê RPAS do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) coordenou um teste para análise inicial da implementação de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS) na atividade de inspeção em voo de auxílios visuais.

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Realizado em 26 de junho, na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, interior de São Paulo, o teste contou com as participações do Subdepartamento de Operações (SDOP-DECEA) - responsável pelos testes;  do Subdepartamento Técnico (SDTE-DECEA) - encarregado da análise e do delineamento técnico; da Subdivisão de Pesquisa do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (SDP-ICEA) - executor da coleta e da análise dos dados; da empresa XMOBOTS, que cedeu os equipamentos RPAS para o teste.

Voos de RPAS de asa fixa e de asa rotativa foram realizados para avaliação das necessidades operacionais e técnicas que precisam ser desenvolvidas para sua utilização nesse tipo de atividade.  Também foram coletados dados acerca da detecção visual e por radar secundário. A avaliação técnica preliminar mostrou a necessidade de ajustes de enlace, qualidade da imagem e da capacidade da câmera.

A utilização de RPAS na inspeção em voo é um experimento operacional e faz parte do Projeto de Integração, que tem o objetivo de prover o DECEA com dados qualitativos e quantitativos – com embasamento científico –, que tornem exequível possíveis adequações à regulamentação da atividade de RPAS no Brasil. Outro ponto é o fomento à indústria nacional desse novo segmento aeronáutico.

O DECEA tem recebido várias sugestões sobre parâmetros. Como exemplos citamos a distância VLOS (Linha Visual de Operações à Vista) e o prazo para solicitação, o que não torna justificável a modificação da legislação apenas pela solicitação dos usuários. A realização destes testes trará respaldo para alteração de eventuais itens na regulamentação.

De acordo com coordenador do Comitê RPAS, Capitão Aviador Leonardo André Haberfeld Maia, “esses testes embasarão as decisões do DECEA para alteração da regulamentação, no sentido de atender às carências operacionais dos clientes de RPAS de forma coordenada e segura para os usuários do espaço aéreo”.

A ideia é que futuramente sejam fornecidas autorizações de voos de RPA sem a necessidade de análise do impacto ATM (gerenciamento de tráfego aéreo) para cada voo.

O Comitê RPAS do DECEA tem realizado contato com empresas nacionais que queiram atuar como parceiras no projeto, por intermédio de carta de cooperação, em conjunto com o ICEA, que é um instituto de ciência e tecnologia.

A parceria está restrita a empréstimos de equipamentos e estruturas para a realização dos testes, sem repasse de recursos financeiros e/ou direitos intelectuais.

Inspeção em Voo - Realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) - organização militar subordinada ao DECEA -, a atividade de inspeção em voo tem a responsabilidade de verificar cerca de 900 auxílios à navegação aérea, aproximação e pouso.

Comitê RPAS DECEA - Coordenado pela Seção de Planejamento de Operações Militares do SDOP do DECEA, o Comitê RPAS é responsável pelo assessoramento técnico e pela supervisão dos comitês regionais de RPAS nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, II e IV) e no Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), conforme preconizado pela DCA 63-4/2013.

Criado em 2013, o Comitê tem o objetivo de tratar questões relacionadas às RPAS, em âmbito nacional e internacional, facilitando o intercâmbio de informações no campo de pesquisa sobre estes sistemas.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Capitão Aviador Leonardo André Haberfeld Maia