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DECEA realiza Simpósio sobre Sistema de Aeronaves Não Tripuladas para o efetivo
Evento tratou dos projetos realizados pelo Departamento para promover a integração das aeronaves não tripuladas no SISCEAB
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) promoveu, no dia 24 de julho, no Complexo Santos Dumont, o Simpósio UAS (sigla em inglês para Sistema de Aeronave Não Tripulada). O evento, realizado em formato presencial e online, tratou sobre os principais projetos relacionados à aviação não tripulada, tendo como objetivo difundir o conhecimento para outros setores e Organizações Militares da FAB.
O Simpósio introduziu os novos conceitos como Mobilidade Aérea Urbana e abordou o projeto relacionado ao Estudo do Domínio Aéreo – conhecido como Ver e Evitar (Detecd and avoid – DAA). Também apresentou aos militares as tecnologias existentes de sistema antidrone e sua importância na área aeroportuária.
O evento foi aberto pelo Major Aviador Rodrigo Gonzalez Martins de Magalhães, chefe da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripuladas do DECEA. O Oficial falou sobre os principais desafios do setor e sobre a necessidade de nova regulamentação e tecnologia para permitir a completa integração desses vetores, mantendo a segurança operacional.
O Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Alexandre de Almeida Regis, gerente do projeto BR-UTM, explicou o conceito de gerenciamento de tráfego de aeronaves não tripuladas, concebido pela NASA no ano de 2014. Trata-se de um ambiente digitalizado, por onde tramitarão as informações necessárias à tomada de decisão de forma autônoma, com o objetivo de atender o grande volume de drones no espaço aéreo.
O Capitão Aviador Jean Pierre de Castro Benevides destacou que, na última década, observou-se um expressivo crescimento do setor e tratou sobre a importância do sistema antidrones em aeroportos, necessário para detectar e neutralizar dispositivos não colaborativos nesse ambiente.
“O número de solicitações de voos de drones passou de 300 mil, em 2022, e vem crescendo exponencialmente a cada ano”, esclareceu o Oficial.
O palestrante convidado, o Professor Doutor Christopher Cerqueira do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), detalhou o projeto Ver e Evitar (Detect and avoid – DAA), que ocorre em uma parceria binacional, entre Brasil e Suécia, com foco no desenvolvimento da capacidade de realizar manobras evasivas ao detectar perigos fixos ou móveis na trajetória de voo.
“Esse estudo é realizado para promover a integração, de forma segura, de atores variados com diferentes tipos de aeronaves. Temos que evitar conflitos entre elas, as condições meteorológicas, as operações de solo, os perigos como turbulências, além de pássaros, fios e pipas presentes no espaço aéreo”, declarou o professor do ITA.
Por fim, o Capitão Especialista em Tráfego Aéreo Márcio André da Silva, apresentou o desenvolvimento do trabalho DECEA para possibilitar a introdução de Veículos Elétricos de Pouso e Decolagem Vertical, chamados de eVTOL, no Espaço Aéreo. Foi explicado que a Mobilidade Aérea Urbana (UAM) prevê um sistema de transporte aéreo seguro e eficiente que usará essas novas aeronaves para o transporte de cargas e passageiros em altitudes mais baixas sobre as áreas urbanas e suburbanas.
“Os Veículos Elétricos serão em breve uma realidade, havendo mais de 570 encomendas dessas aeronaves para entrega aqui no Brasil, cabendo ao DECEA se preparar para esse novo tipo de operação”, afirmou o Oficial.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Aspirante Fernanda Bouzon Pinho de Almeida
Fotos: Luiz Eduardo Perez
Revisão: 2T Fernanda Pereira