Notícia Destaque

DECEA realiza reunião de acompanhamento de pesquisas em curso no SISCEAB

publicado: 24/11/2022 14:08

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Assessoria de Planejamento Estratégico (APLAN), promoveu, nos dias 22 e 23 de novembro, uma rodada de reuniões destinadas à gestão e ao acompanhamento dos projetos de pesquisa de interesse da organização em curso junto ao Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).

Na ocasião, estiveram presentes o vice-diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto; o chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo; o chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE), Brigadeiro do Ar Alessander de Andrade Santoro do DECEA, o diretor do ICEA, Coronel Aviador Plínio da Silva Becker, o chefe da APLAN, Coronel Intendente Alessandro Piconcelli, entre outros militares das duas organizações.

Os participantes reuniram-se no auditório do DECEA para deliberar sobre assuntos relacionados à pesquisa no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Foram apresentados e debatidos assuntos como a atualização da ICA 351-5 (Programa de Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica Aplicada ao Controle do Espaço Aéreo - PPCITA); a gestão da inovação no âmbito do Comando da Aeronáutica (parcerias, propriedade intelectual e transferência de tecnologia); apresentação do novo fluxo de proposta de abertura de projetos de pesquisa; planejamento de novos projetos (2023/2024); definição de requisitos de meios de verificação; o status dos programas de pesquisa conduzidos pelo ICEA, entre outros assuntos.

Para o Brigadeiro Bonotto, a pesquisa não pode ser subestimada, porém, é importante focar os trabalhos em prol da inovação e das necessidades do SISCEAB. "Desenvolver algo que já existe no mercado, por exemplo, não faz muito sentido. O foco deve ser sempre na inovação", destacou o oficial-general.

Inovação também foi um dos temas da palestra do chefe do Núcleo de Gestão da Inovação Tecnológica do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Coronel Aviador da Reserva Cesar Augusto Laboissiere, que destacou a importância de atentar-se à propriedade intelectual. "É preciso, antes da divulgação, assegurar os direitos de propriedade intelectual, de tal sorte que o Comando da Aeronáutica possa tomar para si este ativo, seja para uma futura negociação ou auferição de divisas, em prol de mais investimentos em inovação".

A equipe do ICEA ainda participou, no último dia, de uma reunião a respeito da celebração de termos de parceria com os representantes da Assessoria de Coordenação e Acompanhamento de Parcerias (ACAP) do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA.

Responsável pelas atividades de ensino e pesquisas que dão apoio à formação e à capacitação dos recursos humanos do SISCEAB, o ICEA desenvolve pesquisas, estudos e projetos de interesse do SISCEAB, em consonância com o que há de mais avançado para a racionalização e otimização dos meios e processos utilizados pelo DECEA.

Situado em São José dos Campos, nicho da avançada indústria aeronáutica e eletrônica brasileira, o instituto também se vale das funcionalidades proporcionadas pelas instituições do Comando da Aeronáutica, sediadas no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), tradicional centro de excelência tecnológica.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA


Assunto(s): SIRIUS Pesquisa APLAN PPCITA