Notícia Destaque

DECEA realiza exposição no Congresso Nacional

Assista ao vídeo da Exposição DECEA 80 anos


publicado: 13/06/2022 16:21

 






A Exposição DECEA 80 anos, que conta a história do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, ficou em exibição do dia 6 ao dia 10 de junho, no Congresso Nacional, em Brasília, no Distrito Federal. O objetivo do projeto, idealizado pelo Diretor Geral da Organização Militar,  Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, foi levar ao conhecimento do público como o DECEA e a Força Aérea Brasileira gerenciam o tráfego da aviação civil e garantem a defesa aérea militar do nosso País.

"A importância principal desse evento é poder dar conhecimento, é divulgar para a toda a sociedade do Brasil, a importância da estrutura da Força Aérea Brasileira e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Essa estrutura remonta a 80 anos, apesar de ter recebido outros nomes e outras diretorias ao longo de sua história, e sempre teve a sua importância para o controle de todo o espaço aéreo brasileiro, em todo o território nacional e em parte do Oceano Atlântico. Neste momento é justo  e importante que a gente passe para a sociedade um pouco do resumo dessa estrutura, mostrando como ela foi montada e como chegou até os dias atuais", explica o Tenente-Brigadeiro Fiorentini.

A exposição conta com vídeos informativos, fotos históricas, maquetes e com um totem interativo, para que os visitantes possam conhecer um pouco mais sobre o efetivo e as unidades do DECEA. Dezenas de pessoas visitaram o stand instalado no anexo dois da Câmara dos Deputados. Militares do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I), subordinado ao DECEA, fizeram apresentações e tiraram dúvidas do público.

Uma televisão exibia uma animação que questionava ao visitante: “Você sabe o que acontece enquanto você está voando?”. Em seguida, o vídeo mostra como os pilotos se comunicam com os diferentes centros de controle de tráfego aéreo, subordinados ao DECEA, em cada uma das fases do voo, ou seja, durante pouso, decolagem e quando o avião está em rota aérea. O visitante também é convidado a colocar os fones de ouvido para escutar o contato real entre um controlador e um piloto e a assistir ao vídeo comemorativo, que conta a trajetória do DECEA, desde a sua criação. Fotos históricas constroem uma narrativa desde os anos 40. No conteúdo digital, um mapa mostra a área de atuação de cada um dos CINDACTA e é possível conhecer dados curiosos, como a quantidade de movimentos aéreos de cada região do País.

Os visitantes aprovaram a experiência de conhecer um pouco mais sobre o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). “Achei muito interessante a iniciativa da FAB, porque dá a oportunidade da gente que é leigo de conhecer um pouco o trabalho dos Cindacta e do DECEA. Acho que essa iniciativa tem que ser expandida. Eu gostei muito da explicação dos militares e agradeço muito por essa oportunidade", afirma o assessor parlamentar Elton Nunes Garcia.

A comunicadora Eloange Bittencourt Emediato também aprovou a iniciativa. "É muito interessante essa questão de conhecer o tráfego aéreo brasileiro. A gente que é passageiro não imagina como são os controladores de avião. É bem bacana entender um pouco esse trabalho e dessa dinâmica", opinou.

Ainda no mês de junho, a exposição estará disponível nos aeroportos do Rio de Janeiro, Santos Dumont e Tom Jobim.

Veja a programação completa:

06 a 10/06 - Exposição no Congresso Nacional

Espaço Mario Covas - Térreo do Anexo Dois da Câmara de Deputados

13 a 21/06 - Exposição no Prédio do COMAER (Apenas para o efetivo da Força Aérea)

Terceiro andar do prédio anexo - próximo ao Corredor do Túnel do Tempo

23 a 26/06 -  Aeroporto Internacional Tom Jobim, Galeão, Rio de Janeiro.

27 a 01/06 -  Aeroporto Santos Dumont, Centro do Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Aspirante a oficial Jornalista Fernanda Pereira (ASCOM/DECEA)
Imagens: SGT Mônica Rodrigues (CECOMSAER)

Edição do vídeo: Marcelo Alves (ASCOM/DECEA)