Notícia Destaque
DECEA realiza Cerimônia de Formatura do Curso de Inspeção em Voo 2020
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), realizou a Cerimônia de Formatura do Curso de Inspeção em Voo – CNS 103, no dia 10 de novembro, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).
A cerimônia de formação dos novos Pilotos Inspetores (PI) e Operadores de Sistema de Inspeção em Voo (OSIV) foi presidida pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, sendo recebido pelo Diretor do ICEA, Coronel Engenheiro Marcelo Zabotto Adrião.
Em razão das restrições impostas pela COVID-19, o evento, este ano, foi realizado apenas em um dia, sendo adaptado de acordo com todos os padrões de segurança exigidos. “O objetivo da reunião de profissionais da inspeção em voo é promover o congraçamento e permitir a troca de conhecimentos entre os mais experientes e os novos Pilotos Inspetores. O evento é realizado anualmente como fosse uma prévia do Simpósio Internacional de Inspeção em Voo, entretanto, como estamos vivendo um ano atípico, optamos por uma cerimônia apenas com as autoridades e os novos formandos”, afirmou o Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador José Evânio Guedes Júnior ao destacar a relevância de celebrar essa tradicional cerimônia.
“Nos dias atuais onde o conhecimento é um dos maiores bens da Instituição, poder reunir as autoridades do DECEA para troca de conhecimento com os novos formandos é de vital importância para o desenvolvimento da inspeção em voo”, atestou o Comandante do GEIV.
Participaram, também, da cerimônia o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; o Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos; o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; e o Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo.
Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Heraldo ressaltou a importância da atividade de inspeção em voo em garantir o fortalecimento da soberania, da integração nacional e do controle do espaço aéreo. “Reconheço que a excelência alcançada se deve a dedicação e ao trabalho dos profissionais que participam do cumprimento da nobre missão do GEIV”, constatou.
O curso de Inspeção em Voo tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos de inspeção em voo, capacitando-os a executar os preparativos, a condução e a análise de voos de inspeção de sistemas e auxílios à navegação e de procedimentos de navegação aérea.
O Piloto Inspetor, Capitão Aviador Bruno Pacheco Tavares, e a Operadora de Sistema de Inspeção em Voo, Terceiro Sargento Básico em Comunicações Rayla Machado da Silva, foram os primeiros colocados do curso CNS-103 e receberam o prêmio Omnisys, concedido em reconhecimento do mérito daqueles que se destacaram no estudo de aplicações tecnológicas avançadas, contribuindo para a contínua formação de profissionais qualificados do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
“Concluir este curso e receber o título de Piloto Inspetor é, sem dúvida, a progressão operacional mais almejada por um oficial aviador que serve no DECEA. É muito gratificante poder ser parte integrante da comunidade de Inspeção em Voo e poder contribuir para o desenvolvimento do SISCEAB. Além disso, com a chegada da nova infraestrutura DME-DME para apoiar as terminais e as rotas, será uma oportunidade para colocarmos em prática todo conhecimento adquirido no curso”, destacou o Capitão Bruno Pacheco.
O oficial ministrou uma palestra sobre o tema “Navegação e Inspeção DME-DME”, que teve o objetivo de apresentar o processo de evolução do Sistema ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) Nacional, relacionado à navegação DME-DME, assim como os métodos de inspeção.
A Sargento Rayla falou das expectativas após o término do curso. “Eu tenho a certeza que terei a enorme responsabilidade de zelar pela segurança do espaço aéreo nacional. Neste momento, estou apta para contribuir nessa grandiosa missão de manter a integração dos céus que cobrem o nosso país, por meio da operação do painel de inspeção dos sinais dos auxílios”, afirmou.
Durante a cerimônia de diplomação, o representante da turma, Capitão Aviador Jardel de Souza Santana, expressou o orgulho e a satisfação pela conclusão do curso e por fazer parte desse seleto Grupo. “Tenho convicção de que cada um de nós, formandos, não estamos aqui por acaso. Todos nós, em algum momento de nossas carreiras, tivemos que nos dedicar para termos o mérito de servir no GEIV”, afirmou.
E, ao final de seu discurso, após agradecer às Instituições pela oportunidade e apoio irrestrito fornecido durante o período do curso e aos instrutores, pela motivação e conhecimentos transmitidos, dirigiu-se aos colegas de turma: “Muito obrigado pelo convívio, amizade e ensinamentos. Foram várias noites de muito estudo e empenho que, com certeza, valeram a pena. Hoje, estamos preparados para cumprir qualquer tipo de missão, prezando sempre pela segurança” destacou.
Durante a solenidade foi concedido o Título de Piloto Inspetor Honorário ao Tenente-Brigadeiro Heraldo, por ter prestado relevantes serviços à Inspeção em Voo. “O GEIV realiza um trabalho fundamental para manter no Brasil todos os auxílios operando dentro dos padrões de segurança exigidos por todos os órgãos de aviação internacional, mantendo os elevados níveis de eficiência. Esta atividade tem evoluído constantemente, de modo a acompanhar o grande avanço tecnológico da infraestrutura aeronáutica de nosso País. Por tudo isso, me deixa muito orgulhoso fazer parte desse Grupo como Piloto Inspetor Honorário”, pontuou o Oficial-General.
Ao proceder a entrega do distintivo e do diploma de Piloto Inspetor Honorário ao Tenente-Brigadeiro Heraldo, o Comandante do GEIV destacou a importância daquele momento. “A diplomação do Diretor-Geral do DECEA se torna ímpar pela presença do Oficial-General, é uma honra e representa os pilares de respeito e consideração incondicional ao poder prestar essa homenagem”, relatou.
Após a cerimônia da formatura do curso CNS-103, foi realizado o tradicional Brinde do 1020, no qual são lembrados os pilotos inspetores que já partiram e todos os presentes brindam a atividade de inspeção em voo.
O comandante do GEIV parabenizou os novos formandos pela importante conquista na carreira. “A partir de agora eles se tornam parte fundamental da missão do DECEA, pois não há serviço de navegação aérea seguro e eficiente sem que os auxílios de navegação aérea sejam aferidos”, concluiu.
Ao total foram diplomados cinco Pilotos Inspetores e cinco Operadores de Sistema de Inspeção em Voo.
Pilotos Inspetores (PI):
. Capitão Aviador Jardel de Souza Santana;
. Capitão Aviador Bruno Pacheco Tavares;
. Capitão Aviador Bruno Ferrreira Hossel;
. Capitão Aviador Guilherme da Silva Teixeira;
. Capitão Aviador Leonardo Rezende Alves.
Operadores de Sistema de Inspeção em Voo (OSIV):
. Suboficial Básico em Eletrônica Andre Luis Moreira Teixeira;
. Terceiro Sargento Básico em Comunicações Camilo Pinheiro Ponciano;
. Terceiro Sargento Básico em Comunicações Rayla Machado da Silva;
. Terceiro Sargento Básico em Comunicações Brenda da Cruz Silva Felisbino;
. Terceiro Sargento Básico em Comunicações Erick Doria de Almeida.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes
Fotos: Luiz Eduardo Perez