Notícias

DECEA realiza Cerimônia de Formatura do Curso de Coordenação de Busca e Salvamento

publicado: 13/06/2022 10:28

 




 

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou a Cerimônia de Formatura do Curso de Coordenação de Busca e Salvamento (SAR 001), no dia 10 de junho, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

A cerimônia foi presidida pelo chefe da Subdivisão de Planejamento de Ensino do ICEA, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Antônio Eduardo Santilli, representando o diretor do ICEA, Coronel Aviador Plínio da Silva Becker.

Participaram, também, da cerimônia os coordenadores e instrutores do Curso SAR 001, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Fernando Garcia Pfütze, o Major Aviador Bruno Vieira Passos e o Capitão Aviador Allan Seixas Júlio.

Com duração de sete semanas, o curso tem por objetivo capacitar os alunos com conhecimentos e habilidades necessárias para atuarem nos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (ARCC).

Como parte do cronograma do curso, os militares participaram, de forma simulada, de coletiva de imprensa e entrevistas em programas de rádio e TV, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos (SP).

O intercâmbio faz parte de um projeto de integração da FAB com os estudantes de jornalismo da Univap. “São 15 anos de parceria com a equipe SAR. A atividade proporciona vivenciar algo simular à prática diária do jornalista em um momento de pauta e de crise, colocando o aprendizado em ação”, relatou a coordenadora do Curso de Jornalismo da Univap, Vânia Braz de Oliveira.

Concluíram o curso 18 militares - controladores de tráfego aéreo e pilotos - da Força Aérea Brasileira. Durante a cerimônia, foi realizado o juramento do Código de Ordem SAR pelos formandos, além da homenagem ao Tenente Aviador Almir Flavio Targino Lara, que foi o primeiro colocado da turma. “Se como piloto eu já admirava o serviço de Busca e Salvamento, agora como coordenador percebo a responsabilidade e a honra de poder ser um instrumento nas mãos de Deus para salvar vidas”, enfatizou o Tenente Aviador Targino, Piloto do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV).

O chefe da Divisão de Busca e Salvamento (DSAR) do DECEA, Major Aviador Bruno Vieira Passos, destacou o ganho operacional do curso, possibilitando uma visão mais ampla dos aspectos que influenciam as operações SAR. “Os senhores saem daqui mais maduros, e que esse sentimento de ajudar ao próximo seja um propósito de vida para crescerem como seres humanos”, afirmou.

Em seguida, o Tenente-Coronel Fernando ressaltou a amplitude de utilização dos conhecimentos adquiridos em diversas áreas. “Cumpram a missão com empenho, caráter, compromisso e levem conforto para os familiares. Parabenizo a todos pelo senso de dever cumprido”, pontuou.

Por fim, o Tenente-Coronel Santilli saudou os militares pela conclusão do curso. “Estejam imbuídos do compromisso da nobre missão de salvar vidas. O curso proporciona conhecimento, mas a união, a iniciativa, a criatividade e o empenho fazem a diferença. Desejo a todos sorte, proteção de Deus e confiança”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF)