Notícias

DECEA realiza apresentações sobre sistema SARPAS e aprimoramento das normas no DroneSHOW 2023

Usuários também puderam visitar o estande do Departamento e tirar dúvidas


publicado: 09/05/2023 22:00

 




No primeiro dia da feira DroneSHOW 2023, que acontece em São Paulo, de hoje (09/05) até a próxima quinta-feira (11/05), especialistas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) fizeram apresentações sobre a evolução das normas de acesso das aeronaves não tripuladas ao espaço aéreo brasileiro e do sistema de solicitação de voo, o SARPAS, demonstrando as principais funcionalidades desenvolvidas para aprimorar a experiência dos usuários. Os militares também tiraram as principais dúvidas dos visitantes, realizando dezenas de atendimentos no estande do DECEA.

 

A primeira apresentação do Departamento ocorreu no Workshop “Drones na Segurança Pública e Privada – reescrevendo os processos”, cuja plateia foi formada por policiais civis e militares, membros do Ministério Público,  da Receita Federal e de outros órgãos do setor. A Assessoria de Transformação Digital (ATD) do DECEA apresentou as atualizações realizadas no sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS), para se adaptar às atualizações normativas, simplificar os processos e facilitar a rotina dos pilotos de drones.

 

 

“Fizemos uma excelente apresentação para os órgãos de segurança pública. Tivemos a oportunidade de interagir com a sociedade e com aqueles que fazem o uso das ferramentas que produzimos no DECEA. Essa interação acontece em um momento excelente para termos um retorno dos usuários, do que está bom no sistema e do que precisa melhorar”, afirmou o Coronel Aviador Dennys Wallace Duncan Imbassahy, chefe da ATD, responsável pelo desenvolvimento do SARPAS.

 

Na parte da tarde, o Capitão Aviador Jean Pierre de Castro Benevides, adjunto da Seção de Planejamento do Sistema de Aeronave não Tripulada do DECEA, fez uma apresentação sobre a evolução da regulamentação dos drones no Brasil, desde 2016, destacando que o número de solicitações de voos aumenta 40% a cada ano. O oficial também explicou as principais modificações que estão previstas para a nova ICA 100-40, que será lançada em 2023.

 

 

“Trabalhamos com a equipe do DECEA para atualizar a ICA 100-40, visando utilizar o espaço aéreo de forma mais flexível, permitindo voos mais próximos aos aeródromos e helipontos por meios de autorização automática, sempre mantendo os níveis de segurança elevados. Também foram criados novos perfis de voo para atender às demandas recentes do mercado, como o perfil aeroagrícola, que permitirá voos com aeronaves maiores que 25 quilos em um tempo menor; e o perfil atípico, que atenderá as solicitações de voos específicos que ainda não são contempladas pela legislação atual”, explicou o Oficial.

 

Além das palestras, o DECEA está participando do evento com um estande, onde os usuários podem conhecer as ferramentas e tirar dúvidas. O Major Aviador Rodrigo Gonzalez Martins de Magalhães, chefe da Divisão de Planejamento de Aeroenaves Não Tripuladas do DECEA destacou que a grande procura pelo estande é um indicativo de que os usuários querem pilotar de forma legal e segura.

 

"Ficamos muito felizes em ver o estande cheio durante todo o dia, porque isso demonstra que o usuário está buscando se especializar, conhecer as legislações, a voar de forma regular, utilizando corretamente o sistema SARPAS. Os nossos técnicos estão à disposição e convidamos aqueles que ainda nos nos visitaram na feira a nos procurarem até a próxima quinta-feira (11/05), no estande 351. Ouvir os comentários e sugestões é a melhor maneira de aperfeiçoarmos os nossos serviços", destacou.

 

 

Nesta quarta-feira (10/05), outros dois especialistas do DECEA farão apresentações: às 9h, o Capitão Aviador Márcio André da Silva, gerente do Projeto UAM fará a palestra “eVTOL na Mobilidade Aérea Avançada” e, às 10h, o Capitão Aviador Robson Batista Cunha dos Santos, assessor da Seção de Planejamento de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UAS), falará sobre a “Evolução do Projeto UAM do DECEA e expectativas para os próximos anos”.

Sobre o DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é uma Organização Militar, subordinada à Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Ministério da Defesa (MD), que tem a missão de prover a fluidez e a segurança dos voos no País. Em outras palavras, é a instituição que garante que milhares de passageiros realizem viagens aéreas seguras até seus destinos. O DECEA também é responsável pela autorização dos voos de DRONES e por criar as legislações, normas e procedimentos que visam a segurança de todos os envolvidos.

Sobre o DroneSHOW

O evento oferece cursos, seminários, fóruns e uma feira de tecnologia, apresentando soluções para mapeamento, inspeções e pulverização com drones, entre outras aplicações nas áreas de Agricultura, Florestal, Ambiental, Cidades Inteligentes, Logística, Delivery, Defesa, Energia, Rodovias, Ferrovias, Portos, Aeroportos, Mineração, Óleo & Gás, Segurança, entre outras.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA 

Texto: Tenente Jornalista Fernanda Pereira

Revisão: Major Aviador Lopes

Fotos: Sargento Juliane - COMGAP

Tratamento de imagens: CV Luiz Eduardo Perez