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DECEA realiza a terceira reunião do fórum externo sobre PBN
Foi realizada, no dia 14 de fevereiro, a terceira reunião do Fórum Externo do Projeto PBN (acrônimo inglês de “Performance Based Navigation”), promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
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O Fórum é um dos eventos previstos dentro do processo de decisão colaborativa estabelecido para a implementação do conceito de navegação baseada em performance no espaço aéreo brasileiro, em especial, nesta fase, nas Áreas Terminais Rio de Janeiro (TMA RJ) e São Paulo (TMA SP).
Os participantes foram recepcionados pelo Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Wilson de Avila Ferreira Penna, Chefe da Seção de Planejamento Tático do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA e Gerente do Projeto.
As apresentações durante o evento foram proferidas pelos oficiais especialistas em controle de tráfego aéreo Tenente-Coronel Ávila e Tenente-Coronel Júlio, ambos da Subdivisão de Planejamento (PLN) do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA.
O objetivo principal do encontro foi apresentar aos participantes uma visão geral da situação dos itens de ação do Projeto PBN, em especial, os aprimoramentos na versão inicial do Conceito de Espaço Aéreo, considerando os resultados obtidos das simulações em voo (SV), em tempo acelerado (STA) e em tempo real (STR), realizadas durante o ano de 2011.
Conforme esperado durante a elaboração do Planejamento de Implantação da Navegação Baseada em Performance nas Terminais do Rio de Janeiro e de São Paulo (Projeto PBN TMA RJ/SP), a realização das simulações em voo, em tempo acelerado e em tempo real contribuiu significativamente para o refinamento e a verificação de consistência dos procedimentos de navegação aérea elaborados com a versão inicial do conceito de espaço aéreo para as mencionadas TMA, assim como para as Regiões de Informações de Voo (FIR – acrônimo de “Flight Information Region”) de Brasília e de Curitiba.
O tema “Aprovação de Aeronaves e Operadores”, macrotarefa do Projeto PBN, também foi abordado durante a reunião, já que se trata de item imprescindível para que a implementação do conceito de navegação baseada em performance no espaço aéreo brasileiro seja possível.
Estiveram presentes na reunião representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) e da Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A (EMBRAER), da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). Também foram representadas as empresas aéreas AIRFRANCE KLM, AVIANCA, AZUL, TAM, TRIP, VARIG/GOL e WEBJET.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte: Seção de Planjemento Tático
Fotos: Sargento Pantoja (ICA)
Edição: Daisy Meireles - RJ 21523 JP - daisydsm@decea.gov.br