Notícia Destaque
DECEA realiza a primeira reunião do Comitê Técnico sobre SWIM
Major Aviador Cristiano de Uzêda Pinto - Secretário do Comitê Técnico SWIM
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) deu um importante passo rumo à implantação do SWIM no Brasil, com a realização da 1° Reunião do Comitê Técnico SWIM. O encontro aconteceu no dia 31 de julho, na sala de reuniões do Subdepartamento de Operações do DECEA, no Rio de Janeiro.
Criado por meio da Portaria DECEA n° 203/DGCEA, de novembro de 2017, o Comitê tem como pré-requisito agregar integrantes da sociedade civil, órgãos governamentais, indústria, academia, provedores de serviço e usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para o desenvolvimento do SWIM no Brasil.
O System Wide Information Management é um conceito preconizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) no Doc 10039 e faz referência ao aumento da consciência situacional por meio da troca de informações em tempo real, com garantia da qualidade, integridade e segurança dos dados.
“O SWIM é uma proposta da OACI para que tenhamos uma base de dados compartilhados para benefício de todos. O objetivo do trabalho do Comitê é agregar o interesse da comunidade aeronáutica em torno do processo desde o início”, disse o Chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, durante a abertura do evento.
A ideia é que as necessidades de todos os stakeholders sejam atendidas. “É melhor gastar tempo para fazer um bom planejamento para que a fase de execução seja acelerada e facilite o trabalho de todos”, aconselhou o oficial general.
O objetivo do Comitê Técnico é reunir um grupo de especialistas qualificados para o desenvolvimento do Sistema ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) nacional com a missão de elaborar uma Diretriz para adoção do conceito SWIM no Brasil e, em seguida, a sua implementação.
Durante o encontro foram eleitos o Presidente, função que será desempenhada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Pós-Doutor pela University of Calgary (Canadá), Li Weigang e o Vice-Presidente, atividade que será exercida pelo engenheiro Carlos Eduardo Pelegrino, representante da companhia aérea Azul.
A função destes profissionais será para garantir que as atividades desenvolvidas pelo Comitê sejam realizadas e os resultados alcançados. O Presidente e o Vice farão a coordenação da elaboração do Plano de Trabalho a serão moderadores da equipe.
O suporte para a execução de atividades será realizado por uma secretaria, com membros indicados pelo DECEA, que terão a função de atuar como elos do Comitê com o Programa Sirius, que reúne empreendimentos que contribuem para a modernização do SISCEAB e a evolução do Sistema ATM nacional.
A secretaria é constituída pelo Major Aviador Cristiano de Uzêda Pinto, da Seção de Planejamento de Comunicações, Navegação, Vigilância e Inspeção em Voo, do Subdepartamento de Operações do DECEA, e pela Engenheira Cartógrafa Camila Basseto, da Subdivisão de Coordenação de Projetos de Pesquisa Aplicada, do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).
Na opinião do Major Uzêda, a participação dos stakeholders é de extrema importância porque o conceito SWIM é multidisciplinar e requer o envolvimento de todos, uma vez que é praticamente impossível que só o DECEA implemente o conceito. “Esta interação trata da interoperabilidade de sistemas, compartilhamento de informações em diversas áreas envolvidas na atividade de navegação aérea”, explicou.
Uma minuta da Diretriz foi produzida com a parte conceitual e explicativa do SWIM, baseada no documento da OACI, e traz os benefícios, atividades realizadas e função de cada contraparte. A segunda fase, após aprovação do documento, será a implementação propriamente dita, com definições das partes técnica, de governança e infraestrutura.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br