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DECEA promove segunda reunião do projeto BR-UTM com empresas parceiras

publicado: 24/11/2023 11:08

 






Entre os dias 27 e 30 de novembro de 2023, será realizado, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), a segunda reunião do projeto BR-UTM, com o intuito de integrar indústria, academia e governo em pesquisas para desenvolver o sistema de Gerenciamento do Tráfego Aéreo Não Tripulado no Brasil. As atividades do projeto se baseiam na Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 351-6, que trata da Concepção Operacional sobre o UTM (Unmanned Traffic Management - Gerenciamento de Tráfego de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas).

No mês de setembro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o ICEA realizaram a formalização de uma parceria com empresas e instituições que responderam a uma chamada pública para participar do desenvolvimento de soluções para o UTM no Brasil. Em uma reunião realizada em 14 de setembro, foram mapeados desafios em três áreas: Governança, Tecnologia e Operacional.

No próximo evento será realizada a primeira reunião de desenvolvimento dessas três áreas, que são lideradas por militares do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e têm a participação dos integrantes da chamada pública, de acordo com sua área de atuação.
Temas
A discussão nos grupos tomará como referência operações BVLOS (sigla em inglês para Beyond Visual Line of Site, na qual o piloto não consegue manter o drone dentro de seu alcance visual), até 400 pés de altura, em espaço aéreo não-controlado e sem interseção com Zona de Restrição de Voo (FRZ).

Nessa reunião, o grupo dedicado a Tecnologia irá tratar sobre o rastreamento de aeronaves remotamente pilotadas, cenários de emergência e integração com aviação (tripulada) agrícola. A área Operacional irá desenvolver os seguintes temas: criação das Zonas UTM e regras de acesso, integração entre Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) e UTM e planejamento de voo não-tripulado.

No grupo de Governança, a discussão se dará em torno dos pressupostos jurídicos de validade, isto é, os requisitos administrativos mínimos para as operações no UTM brasileiro. Também serão abordados os temas monetização, aceitação pública, certificação e modelos de capacitação.

“O formato das reuniões foi pensado para direcionar os participantes a interagir em atividades que permitam que tenhamos entregas palpáveis, de maneira a ter clareza da evolução do projeto a partir da definição de abordagem aos desafios mapeados. Nessa segunda reunião, o foco será em validar a priorização desses desafios a fim de garantir que, no término desta primeira etapa do projeto, prevista para ser encerrada no fim de 2025, tenhamos resultados que poderão ser operacionalizados”, afirmou o Major Aviador Rodrigo Gonzalez Martins de Magalhães, Chefe da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA.


 
Assessoria de Comunicação Social – ASCOM DECEA
Texto: Glória Galembeck - ATD/SDOP
Arte: Augusto Yamamoto - ATD/SDOP
Edição: Telma Penteado
Revisão: Ten JOR Raphaela Martorano