Notícias

DECEA promove palestra sobre procedimentos de prevenção e enfrentamento ao assédio

publicado: 04/11/2024 09:16

 




Desde 2023, a Divisão de Assistência Integrada do Subdepartamento de Administração do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) vem desenvolvendo o projeto pioneiro de mapeamento digital de riscos psicossociais e o primeiro grupo focal é o efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL).

O programa corresponde a um dos empreendimentos do Plano de Implementação ATM Nacional, que visa implementar a Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), como instrumento de fomento para a melhoria das condições biopsicossociais da força de trabalho.

Durante este processo, entrou em vigor a ICA 30-13/2024, que trata dos Procedimentos para Prevenção e Enfrentamento ao Assédio no Âmbito do Comando da Aeronáutica, tema de destaque dentro do escopo da saúde e da qualidade de vida no trabalho.

Com o objetivo de apresentar a nova legislação, a consultora jurídica da Seção de Investigação e Justiça, Pedriany Menezes, realizou uma palestra na tarde do dia 30 de outubro, inaugurando o novo auditório do DTCEA-GL.

Pedriany abordou os conceitos de assédio moral e sexual, bem como as implicações jurídicas, produção de provas e explicou como as vítimas podem comunicar os casos ocorridos.

“Muitos são os vetores que impactam em situações que podem culminar em assédio. Questões geracionais, hierarquia e disciplina e diferenças geracionais podem incorrer em ruídos de comunicação, desentendimentos e em assédios, propriamente ditos. Entender estas diferenças e trabalhar na conscientização de todos sobre a importância de se manter um ambiente de proteção mútua e saudável é uma tarefa que deve entrar na pauta”, comentou Pedriany.

A palestra foi uma das ações em resposta aos resultados do mapeamento e ainda este ano, as psicólogas da Divisão farão o treinamento de líderes com foco na comunicação.

“Implementar a qualidade de vida no trabalho proporciona o fortalecimento do bem-estar do efetivo e a melhoria contínua do ambiente organizacional e, as práticas preventivas, possibilitam fomentar um ambiente seguro e saudável para todas e todos os profissionais do DECEA”, declarou a assistente social Tenente SSO Paula Lopes.

A intenção é que, a partir de 2025, tenha início, de maneira gradativa, o mapeamento digital de riscos psicossociais por seteores do efetivo do DECEA.

 

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM DECEA Texto e foto: Telma Penteado Revisão: Cap Av Rodrigues