Notícia Destaque
DECEA promove palestra sobre Medicina do Estilo de Vida no DTCEA-GL
A psicóloga do DTCEA-GL, Tenente Márcia Alessandra Moreira de Fraga Pinheiro fez a abertura do evento, passando a palavra para a Consultora Ibla de Castella Martins de Azeredo Bastos Filha e para Tenente Paula de Lima Lopes, ambas da Seção de Apoio ao Homem do DECEA. Elas explicaram que trata-se de um projeto pioneiro, desenvolvido pela Divisão de Assistência Integrada do Subdepartamento de Administração do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, em parceria com a Bee Touch, uma empresa de inovação e pesquisa em saúde.
Os resultados individuais foram tratados com confidencialidade pela empresa parceira. O DECEA teve acesso a um relatório com diagnóstico geral, sem a identificação daqueles que responderam. Os dados populacionais estão direcionando futuras ações e programas em respostas às demandas do efetivo.
Os integrantes do DTCEA-GL foram convidados a responderem a um teste rápido, de cerca de quinze minutos, sobre situações de suas rotinas de trabalho. O objetivo foi identificar fatores psicossociais como estresse, esgotamento dentre outras questões que possam levar ao adoecimento mental.
O médico relacionou o aumento dos transtornos mentais e alterações de saúde crônicas com hábitos prejudiciais à saúde, que são inerentes ao cenário atual, tais como consumo de alimentos processados, sedentarismo, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, relacionamentos conturbados, entre outros. “Se as pessoas focassem em duas metas – melhorar a alimentação e sair do sedentarismo, ainda que aos poucos - entre seis meses a um ano, os resultados seriam impressionantes”, declarou o palestrante.
“Hoje mais um dia de uma oportunidade ímpar. Falar de medicina, saúde e estilo de vida. Tive o prazer de falar sobre o assunto que mais me entusiasma hoje, Medicina do Estilo de Vida, falar sobre pilares fundamentais de saúde, sobre comportamento, hábitos e rotinas. O impacto que isso tem para a saúde, qualidade de vida, longevidade. Buscando sempre conectar as pessoas, fazê-las refletir, encontrar o seu caminho de mudança e transformação. Compreender que a jornada é longa e sinuosa, cheia de percalços. Mostrar que vale a pena. Apresentar o trilho que pavimenta essas práticas e as evidências que nos respaldam. Hoje para ter saúde podemos seguir instruções muito bem definidas. Elas não são tudo, mas um imenso norte. Se eu conseguir tocar alguns para a virada de chave, fico realizado”, concluiu o Doutor Gustavo.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto e imagens: Fátima Cerqueira
Fotos: Luiz Eduardo Perez
Revisão: Cap Av Rodrigues