Notícia Destaque

TRM - Curso de Gerenciamento de Equipe é aplicado aos militares do CGNA

A capacitação valoriza a troca de aprendizados e experiências


publicado: 18/03/2025 11:32

 




Uma nova edição do curso de Gerenciamento de Recursos em Equipe (TRM) é aplicada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no período de 17 a 19 de março. Participam do treinamento militares das especialidades de controle de tráfego aéreo e informações aeronáuticas do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA).

O treinamento tem como objetivo a otimização dos recursos disponíveis, a melhoria do processo decisório da equipe e a redução da incidência de falhas humanas. “O curso visa contribuir para a consciência situacional de todos os profissionais e da importância de cada um no papel da segurança operacional”, destacou o Comandante do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira.

Os cinco pilares do TRM (Comunicação, Consciência Situacional, Gerenciamento do Estresse, Dinâmica de Equipe e Processo Decisório) foram apresentados pela psicóloga Cássia Milene Pimenta Pereira Rollin do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA com apoio de três facilitadoras, para militares do CGNA.

Além dos pilares, foram realizadas dinâmicas de grupo para revelar os problemas existentes no relacionamento profissional diário e que dificultam o trabalho em equipe. “A possibilidade de participar ativamente do curso e as trocas de experiências e conhecimentos que nele acontece abrem espaço para uma autorreflexão acerca de nossos comportamentos e atitudes que necessitam de aprimoramento, com vistas a melhoria do desempenho operacional e, consequentemente, da segurança operacional”, pontuou a psicóloga Cássia.

Para a facilitadora do curso, Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Juliana Cristina de Matos Schafer, é muito gratificante e enriquecedor ser uma facilitadora TRM. “O treinamento de gerenciamento de equipe é fundamental para a segurança operacional em todo o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, pois garante que as operações sejam conduzidas de forma eficiente, coordenada e segura”, afirmou.

O Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Victor Hugo Campos de Paula Fernandes destacou a importância do treinamento. “Os pilares das Forças Armadas asseguram a coesão e continuidade dos serviços de tráfego aéreo, mas o TRM tem potencial de minimizar dificuldades na comunicação e auxiliar nas dinâmicas de equipe, proporcionando maior celeridade e clareza na veiculação de informações pertinentes ao serviço”, relatou.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Luiz Perez
Revisão: Tenente Martorano


Assunto(s): CGNA DECEA SISCEAB TRM