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DECEA promove 2º Fórum da Aviação Geral

publicado: 05/02/2020 10:48

 




A Divisão de Normas do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA promoveu, no dia 4 de fevereiro, o 2º Fórum de Aviação Geral/ Executiva.

A iniciativa reuniu pilotos, usuários e representantes de associações da aviação geral - que atualmente representa 20% do tráfego aéreo do país - no Auditório do SDOP, no edifício sede do DECEA, para uma bateria de palestras e debates de assuntos atualmente em voga do setor

Com o objetivo de estabelecer um ambiente de interação normativa entre os participantes e os profissionais do DECEA envolvidos, bem como identificar oportunidades de melhorias na qualidade da prestação de serviços de tráfego aéreo a este nicho da aviação, os palestrantes abordaram pautas previamente sugeridas pelos próprios usuários nas últimas semanas, conforme proposto pelo DECEA.

Na ocasião, militares e civis da organização explanaram aos convidados informações relacionadas a iniciativas de grande relevância no cotidiano da Aviação Geral, tais como:  o Projeto Landel - CPDLC Continental; o aplicativo FPL- EFB (Eletronic Flight Bag); o Registro de ELT 406 Mhz no INFOSAR; as operações em aeródromo não controlado; novos limites crepusculares para a operações em Regras de Voo Visual; Mínimos Operacionais em regras de Voo por Instrumento; Serviço de Alerta partindo de aeródromo desprovido de Serviços de Tráfego aéreo, entre outras temáticas.

A Aviação Geral inclui quaisquer tipos de aviação, que não sejam voos regulares comerciais (linhas aéreas) ou aeronaves militares. Isto inclui desde pequenos aviões de propriedade particular até modernos jatos executivos, helicópteros, balonismo, voos de treinamento  e outras atividades aéreas.

Das mais de 15 mil aeronaves que compõem atualmente a frota da aviação geral brasileira, 11.804 são usadas na aviação executiva (76%) e mais de 80%, deste tipo de voo, ocorre na Região Sudeste.

Essa alta concentração geográfica dos voos terminou por constituir, no país, um mercado ideal para os voos de curta distância em aeronaves turboélices. Não à toa, o Brasil possui a segunda maior frota de aeronaves do gênero no mundo. São quase 2.000 turboélices executivos e jatos conectando mais de mil municípios em todo o país, em contraste à aviação comercial que opera em pouco mais de 100 destinos.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA


Assunto(s): aviação geral