Notícias

DECEA participa do lançamento do Projeto AGILE VCP

Objetivo é reduzir as emissões de CO2, elevar os índices de pontualidade e aumentar a capacidade de pousos e decolagens do Aeroporto de Viracopos


publicado: 14/02/2020 07:46

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou, nesta quinta-feira (13/02), em Campinas (SP), do lançamento do Projeto AGILE VCP, iniciativa que tem o objetivo de desenvolver uma série de estudos técnicos para reduzir as emissões de CO2, elevar os índices de pontualidade e aumentar a capacidade de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Viracopos nos próximos cinco anos.

O projeto é resultado do trabalho conjunto entre o DECEA, a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a International Air Transport Association (IATA), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), a Azul Linhas Aéreas, a LATAM Airlines, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura.

Para formalizar a criação do projeto, os coordenadores das Organizações Participantes do AGILE VCP assinaram o Termo de Referência.

Benefícios

De acordo com o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, o Projeto AGILE VCP representa a formalização de uma relação baseada no processo de decisão colaborativa. “O projeto trará benefícios tanto para o usuário do transporte aéreo quanto para a comunidade aeroportuária, gerando economia de combustível com reflexo no meio ambiente, mais ofertas de voo e, consequentemente, diminuição de custos para as companhias aéreas”, pontuou.

O resultado do projeto poderá ser aplicado em outros aeroportos brasileiros com volume significativo de tráfego aéreo com operação em única pista. O programa leva como base estudos praticados em aeroportos como do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, a expectativa é que o projeto AGILE VCP proporcione maior agilidade às operações do aeroporto. “Além de melhoria na fluidez do tráfego aéreo, impactando positivamente a capacidade de pista e do próprio espaço aéreo”, ressaltou.

O Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marcos Roberto Peçanha dos Santos, Coordenador do DECEA no AGILE VCP, apresentou as etapas do projeto e as ações em curso e programadas para o espaço aéreo de Campinas. “O AGILE tem como principal objetivo o aumento da eficiência das operações de aproximação, pouso e decolagem”, esclareceu.

O Diretor de Operações da Concessionária  Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota, destacou os principais ganhos esperados para o aeroporto. “A meta é reduzir os impactos ambientais, elevar os índices de pontualidade e chegar a 40 movimentos/hora ainda em 2020”, disse.

Viracopos é o maior aeroporto de importação de carga do Brasil. Aproximadamente 40% das cargas que chegam ao país pelo modal aéreo passam pelo Terminal de Carga do aeroporto. Além disso, o aeródromo atingiu o recorde de movimentação de passageiros em 2019 com 10,5 milhões de pessoas transportadas.

Autoridades presentes

Estiveram, também, presentes ao evento o Comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Sidnei Nascimento Souza; o Diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Sontoro; o Chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), Coronel Aviador Cristian Alex Scherk Cicaccio, além de autoridades da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, INFRAERO, ABEAR, IATA, AZUL Linhas Aéreas e LATAM Airlines.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes
Fotos: Luiz Eduardo Perez


Assunto(s): SDOP AGILE VCP