Notícia Destaque
DECEA participa de reunião na OACI sobre segurança do espaço aéreo
publicado:
19/08/2024 10:43
Representantes da Agência Regional de Monitoração do Caribe e da América do Sul (CARSAMMA) participaram, de 5 a 9 de agosto, da 24ª reunião do Grupo Regional de Planejamento e Implementação do Caribe e da América do Sul (GREPECAS), no escritório regional da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), na Cidade do México.
A reunião busca harmonizar e aperfeiçoar os processos entre a CARSAMMA, as instituições internacionais e os Estados da América do Sul e do Caribe, visando a segurança e o aprimoramento contínuo do espaço aéreo referente à Redução da Separação Vertical Mínima (RVSM).
Durante o encontro, representantes da CARSAMMA apresentaram as análises por meio de oito notas de estudo, além da participação das discussões dos trabalhos dos demais envolvidos.
Dentre os assuntos em pauta, foram abordadas as medidas mitigadoras dos Estados para melhorar a segurança operacional no espaço aéreo RVSM e a atualização do Manual de Orientação para os Pontos de Contato acreditados à CARSAMMA.
Os produtos apresentados no Grupo de Trabalho de Escrutínio (GTE) são o resultado da atividade realizada ao longo do ano, abrangendo as 34 Regiões de Informação de Voo das regiões CAR/SAM.
Os resultados e indicadores desenvolvidos são fundamentais para o GTE, pois atuam na mitigação dos problemas apontados e no aprimoramento das medidas de segurança evidenciadas nas comunicações entre a CARSAMMA e as Autoridades de Aviação Civil, que tratam dos resultados do desempenho de manutenção de altitude de aeronaves, da análise de risco por meio dos reportes de grandes desvios de altura, dentre outros temas.
1º Workshop de padronização de dados
Como parte integrante do Grupo de Trabalho do GREPECAS, a Organização da Aviação Civil Internacional e a Administração Federal de Aviação promoveram, na semana anterior ao GTE, de 31 de julho a 2 de agosto, o Workshop de Padronização de Dados entre as Agências Regionais de Monitoramento do Atlântico Sul, do Caribe e da América do Sul.
O evento teve o objetivo de promover a harmonização e a padronização na coleta de dados e a metodologia de avaliação de risco de colisão entre as Agências Regionais de Monitoramento.
“Esse conhecimento não só nos permitirá alinhar nossas práticas com os padrões internacionais, mas também fortalecerá nossa capacidade de garantir a segurança e eficiência do espaço aéreo regional”, destacou a Chefe da CARSAMMA, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Charlene Roberta da Silva Moreira Aieta.
Ao final da reunião, os oficiais da OACI de Lima e da cidade do México, respectivamente, Roberto Sosa e Eddian Méndez, agradeceram o excelente trabalho desenvolvido pela CARSAMMA e reiteraram a importância da manutenção dos níveis aceitáveis de segurança no espaço aéreo RVSM nas regiões do Caribe e da América do Sul.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e Fotos: CGNA
Edição: Denise Fontes
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues