Notícia Destaque
DECEA participa de evento comemorativo dos 80 anos da Convenção de Chicago
publicado:
06/12/2024 11:48
O diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, representou o Brasil no evento que celebrou os 80 anos da Convenção de Chicago, marco fundador da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI). Realizado nos dias 4 e 5 de dezembro de 2024, no Hilton Chicago Hotel – onde a Convenção foi assinada em 1944 – o encontro reuniu líderes globais da aviação para refletir sobre as conquistas do setor e debater os desafios futuros.
Ao lado do Embaixador Michel Arslanian Neto, representante permanente do Brasil na OACI, e de Tiago Sousa Pereira, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Tenente-Brigadeiro Barbacovi destacou o protagonismo do Brasil no cenário global da aviação. “O Brasil, através do DECEA, é com muito orgulho membro da OACI desde sua fundação. Temos sido consistentemente reeleitos para o Conselho da organização, refletindo nosso compromisso com a cooperação internacional, bem como nossa crença na aviação como um vetor para conectar pessoas e economias”, afirmou o diretor-geral.
Sob o tema “Céus Seguros e Futuro Sustentável: Juntos pelos Próximos 80 Anos”, a programação incluiu mesas redondas, nas quais foram discutidos os avanços tecnológicos, os desafios da sustentabilidade e o impacto das tecnologias emergentes, como drones e inteligência artificial, no setor aéreo. O diretor-geral do DECEA reforçou a importância de soluções inovadoras:
“A crescente demanda por transporte aéreo apresenta desafios significativos. O DECEA está comprometido com soluções que promovam eficiência operacional, reduzam o impacto ambiental e garantam a segurança cibernética dos nossos sistemas. Ao olharmos para o futuro, vemos um cenário promissor, com tecnologias que transformarão o setor e beneficiarão a sociedade como um todo”, declarou.
O papel histórico da aviação brasileira também foi celebrado pelo embaixador Michel Arslanian Neto: “Hoje, nos reunimos neste local histórico para celebrar os 80 anos da OACI. O Brasil deseja reconhecer as notáveis conquistas da organização e renovar seu compromisso com o desenvolvimento contínuo da aviação, considerando fatores econômicos, sociais e ambientais.”
Assinada em 7 de dezembro de 1944, a Convenção de Chicago estabeleceu as bases para o sistema de aviação civil internacional. Ao definir normas e padrões globais, a organização tornou-se uma referência para a promoção de boas práticas na aviação, assegurando a segurança e eficiência das operações aéreas em todo o mundo.
O evento comemorativo destacou a relevância desse acordo histórico para a evolução do setor e viabilizou o debate sobre temas atuais para um futuro mais integrado e sustentável na aviação. A celebração reafirmou o compromisso dos Estados-Membros com a OACI e promoveu discussões sobre os desafios e oportunidades do setor nas próximas décadas.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Daniel Marinho
Foto: Major Ramalho
Revisão: Capitão Rodrigues