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DECEA participa de coletiva de imprensa sobre as ações na Rio+20

publicado: 18/06/2012 10:06

 




Na última sexta-feira, dia 15 de junho, foi realizada no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) uma coletiva de imprensa na qual autoridades do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III) e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) explicitaram as estratégias para controlar e proteger o espaço aéreo brasileiro durante a realização da Rio+20.


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Após dar as boas-vindas aos participantes, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, apresentou o CGNA, mostrando que as atividades ali realizadas não são específicas da Rio+20, e sim, o dia-a-dia daquela unidade.


“Este ambiente pertence à estrutura do DECEA. Temos muito orgulho em mostrar para as senhoras e os senhores como trabalhamos, quais são as nossas ferramentas. É importante que todos possam perceber a interação que temos aqui com todos os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”, declarou o Tenente-Brigadeiro Mendes.


“O nosso trabalho”, prosseguiu o DGCEA, “não começou agora. É bastante anterior a esta data. Tudo que se relaciona à Rio+20 já vem sendo tratado com muito cuidado e atenção no mínimo há dois meses”.


Na sequência, o Coordenador das Operações do DECEA na Rio+20, Coronel Aviador Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, apresentou em linhas gerais o planejamento das ações a serem tomadas.


“É nesta sala que fazemos o gerenciamento da navegação aérea. Em nosso painel temos a situação atualizada dos aeroportos, as informações aeronáuticas de condição de cada localidade, uma visualização de toda a navegação aérea e a situação climatológica e meteorológica de todo o Brasil numa única síntese”, comentou o Coronel Leonidas.


Ainda segundo o Coordenador das ações do DECEA no evento, “o Brasil controla em média de 544 voos internacionais por dia. Assim, vemos que o que faremos por ocasião da Rio+20 não é uma novidade”.


O Comandante do COMAR III, Major-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, mostrou toda a logística de embarque e desembarque de Chefes de Estados no aeroporto do Galeão e nas Bases Aéreas do Galeão (BAGL), do Campo dos Afonsos (BAAF) e de Santa Cruz (BASC).


O Major-Brigadeiro Rodrigues Filho falou também sobre a infraestrutura de apoio e facilidades – como ambulâncias, equipes de Bombeiros e de solo. Ao todo serão 6.328 pessoas envolvidas no evento.


“A BAAF vai servir a toda parte de helicópteros das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – e de órgãos públicos. Já a BASC, como alternativa primária, também está pronta para receber as aeronaves”, comentou o Comandante do COMAR III.


Representando o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), o Chefe do Centro de Operações de Defesa Aeroespacial (CODA), Coronel Aviador Fábio Pinheiro, apresentou todo o esquema de defesa, que conta com caças F-5, A-29 Super Tucano, além de helicópteros H-60 Blackhawk e AH-2 Sabre. Segundo o oficial, estas aeronaves estão preparadas para interceptar e até forçar o pouso de qualquer voo que descumpra as determinações do Controle do Espaço Aéreo.


“Todas as aeronaves que adentram a área do Rio de Janeiro desde o dia 17 de junho, têm que estar efetivamente controladas por um de nossos Centros de Controle e equipadas com transponder,  que é responsável pela identificação da aeronave”, declarou o Coronel.


“Essas medidas de defesa aérea são corriqueiras no COMDABRA, que, bem como o CGNA, também opera 24 horas por dia, 365 dias ao ano. Nossas aeronaves estão constantemente percorrendo os céus do Brasil para fazer frente às possíveis ameaças que surjam”, concluiu.


Após as rodadas de apresentações, o DGCEA fez outras considerações importantes.


“Temos uma unidade do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) atuando próximo ao aeródromo de Jacarepaguá e ao Riocentro. É uma unidade que dispõe de meios de comunicação e controle móveis. O radar instalado nesta região tem a responsabilidade de trabalhar em conjunto com o radar do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto (DTCEA-PCO), em Petrópolis (RJ)”, comentou o Diretor-Geral do DECEA.


Complementando os dados sobre a defesa aérea, o Diretor-Geral do DECEA ressaltou o emprego do VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado, que “estará à disposição dos Centros de Controle, transmitindo dados e informações que venham contribuir para atender as possíveis necessidades que por ventura venham a ocorrer em qualquer ponto da cidade”.


Sobre o remanejamento de aeronaves e planejamento antecipado, quem falou foi o Chefe Interino do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Ary Bertolino.


“Todo o trabalho que foi feito de remanejamento de aeronaves foi planejado, levando-se em consideração a capacidade dos aeroportos, de pista e de pátio, de tal forma que nos dias 20, 21 e 22 de junho os voos regulares operem regularmente, dentro do previsto”, comentou o Tenente-Coronel Bertolino.


Segundo o Chefe do CGNA, o aeroporto do Galeão está preparado para atender esta demanda adicional, evitando, assim, todo e qualquer transtorno, tanto para os Chefes de Estado, quanto para os passageiros da aviação comercial regular.


 


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)

Reportagem: Telma Penteado (RJ 22794 JP) - telmatbp@decea.gov.br

Fotos: Luiz Perez 
(RJ 201930 RF) - perezlepb@decea.gov.br