Notícia Destaque

DECEA participa da Expo Cyber 2024

publicado: 23/07/2024 15:22

 






Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participaram, no dia 04 de julho, em São Paulo, da XII Jornada de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC) e de Segurança Cibernética (CYBER SECURITY).

O evento, promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil, reuniu especialistas para discutir a proteção cibernética de infraestruturas críticas do setor aéreo. Um tema de relevância foi a palestra "Resiliência Cibernética no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB): Coordenação e relações de confiança como ferramentas para mitigarem ataques cibernéticos".

Em sua apresentação, o Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações do DECEA, Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, destacou a importância da união do setor da aviação, da utilização de ferramentas robustas e do compartilhamento de informações como pilares fundamentais para combater os ataques cibernéticos contra o setor aéreo.

“A segurança da informação não se resume a medidas técnicas, mas sim a um esforço conjunto que envolve coordenação de stakeholders do setor, processos, tecnologia e, acima de tudo, colaboração, visando mitigar de forma eficaz ataques cibernéticos no setor aéreo", destacou o Oficial.

Durante o evento, foi também destacado o MISP – Malware Information Sharing Platform –, plataforma de software livre para compartilhamento de dados de inteligência de ameaças cibernéticas, implantado pelo DECEA, que representa um marco significativo na colaboração global para garantir a segurança e a integridade dos dados nas comunicações dos serviços de navegação aérea.

“Para fortalecer a segurança do SISCEAB, a união do setor da aviação é crucial. Isso significa que órgãos governamentais, companhias aéreas e operadores de aeroportos devem trabalhar juntos para identificar, prevenir e responder a ataques cibernéticos de forma coordenada”, acrescentou o Coronel Belchior.

O Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar Raul Carlos Camara Borges, ressaltou a importância do evento para a segurança cibernética do SISCEAB. “Ao combinar união, ferramentas robustas e compartilhamento de informações, o setor da aviação pode criar um sistema mais resiliente e seguro contra as crescentes ameaças cibernéticas”, pontuou o Oficial-General.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e Foto: SDTE
Edição: Denise Fontes
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues