Notícia Destaque

Representantes do DECEA participam da 3º Reunião do Painel de Segurança Cibernética, no Canadá

publicado: 10/06/2024 11:47

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou da 3ª reunião do Painel de Segurança Cibernética (CYSECP) da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), no período de 03 a 06 de junho, em Montreal, no Canadá. A delegação brasileira foi representada pelo Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações, Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior e pelo Chefe da Subseção de Segurança Cibernética, Major Marco Aurélio Sernagiotto – os dois do Subdepartamento Técnico do DECEA.

O DECEA apresentou uma visão geral do uso da Plataforma de Compartilhamento de Informações de Malware (MISP) no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A ferramenta oferece uma solução robusta para compartilhamento de informações sobre ameaças, destacando o fato de ser uma solução que não exige aumento de gastos na área de segurança cibernética e promove a participação colaborativa entre Estados, organizações e indústria para manter um ambiente cibernético mais seguro.

O evento mostrou que conhecer as ameaças em tempo útil é um fator essencial para que os ativos de cibersegurança possam proteger de forma mais eficaz os sistemas que prestam serviços para a aviação. A principal vantagem da utilização do MISP é ser um componente que promove o compartilhamento de informações na gestão de ameaças cibernéticas, contribuindo como uma fonte de alerta eficaz de informações de segurança cibernética de forma a fortalecer a segurança cibernética em escala nacional, regional e, até mesmo, global.

O DECEA está apoiando a implantação do MISP na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), como forma de melhorar o compartilhamento de informações sobre ameaças cibernéticas na aviação civil brasileira. “Este Painel teve papel fundamental não só para demonstrar a sinergia entre os órgãos reguladores DECEA e ANAC na proteção cibernética do setor da aviação, mas também para reafirmar os avanços do Departamento em compartilhamento de informação de ameaças. Trata-se, portanto, de um porto seguro no estabelecimento de relações de confiança entre os Estados para proteger os ativos deste setor”, declarou o Coronel Belchior.

Durante a apresentação, a ANAC demonstrou que o compartilhamento de informações pode mitigar ataques cibernéticos às infraestruturas críticas do setor aéreo. De acordo com a Agência, as principais motivações para implementação do processo de compartilhamento de informações relacionado à governança da segurança cibernética são: o quinto pilar da Estratégia de Cibersegurança da Aviação da OACI, processo de troca de informações relevantes e oportunas entre as partes interessadas; estruturas de relatórios de eventos; Leis Brasileiras; e incentivos à cooperação técnica internacional na área de segurança cibernética.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Fonte e fotos: SDTE

Edição: Aspirante Fernandes


Assunto(s): OACI DECEA SISCEAB anac