Notícias

DECEA lança vídeo sobre o serviço de Busca e Salvamento

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançou hoje (6/12) um vídeo sobre o trabalho dos profissionais do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR)


publicado: 06/12/2017 08:48

 




 

O objetivo é mostrar como são realizadas as operações que salvam vidas, além de destacar a campanha de conscientização sobre a importância do registro das balizas de emergência (ELT e EPIRB) pelos proprietários de aeronaves e embarcações e dos localizadores pessoais (PLB).

O cadastro deve ser feito pelo sistema INFOSAR, um serviço simples, rápido e gratuito. Desde janeiro de 2016, quando o sistema entrou em funcionamento, cerca de 4.000 usuários registraram suas balizas. “Quando o equipamento encontra-se cadastrado, rapidamente é identificada a natureza do sinal transmitido, e por meio de uma ligação telefônica, agilizamos o envio dos recursos de salvamento, quando se trata de acionamento real”, explica o operador do Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), Sargento Renato Marques Monteiro.

O DECEA, por meio do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), tem realizado um trabalho de conscientização através de palestras por todas as regiões do país para destacar as funcionalidades do serviço SAR e a importância do registro desses equipamentos pelos usuários. “É fundamental divulgar a todos que prestamos um serviço de Busca e Salvamento 24 horas e estamos prontos para atuar", afirma o chefe do BRMCC, Tenente Ronan Souza Freitas.

Cabe ao BRMCC verificar o sinal de alerta e transmiti-los aos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero) e/ou Marítimo (Salvamar), que assumem a missão de prestar o serviço de Busca e Salvamento. A partir daí, podem ser acionadas aeronaves, embarcações e grupos de solo para a realização da operação. "Quanto mais rápido receber o sinal de alerta, localizar o objeto de busca, maior será a nossa chance de salvar vidas", esclarece o Tenente Ronan.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes - Jornalista
Fotos: Luiz Eduardo Perez 
Imagens e Edição do Vídeo: SO R1 José Pereira