Notícias

DECEA lança site Performance do SISCEAB

O site apresenta um acompanhamento do desempenho das Áreas de Performance mais importantes do Sistema


publicado: 04/08/2022 13:00

 




Prosseguindo na política de transparência das ações voltadas para a evolução da segurança e eficiência das operações no espaço aéreo brasileiro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lança o site Performance do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que apresenta um acompanhamento do desempenho das Áreas de Performance mais importantes do Sistema. Cabe ao DECEA atuar como órgão central do SISCEAB, tendo a responsabilidade de planejar, gerenciar, controlar e proporcionar o apoio logístico e a segurança necessários à realização das atividades relacionadas à provisão dos Serviços de Navegação Aérea no território nacional e no espaço aéreo sob sua jurisdição.

Dar publicidade aos dados remete à gestão por performance, especialmente ao conceito de melhoria dos processos. Além disso, fornece indicadores que apresentam uma visão do desempenho operacional, técnico e administrativo do DECEA, bem como identifica oportunidades de melhoria do Sistema como um todo.

As áreas de performance a serem exploradas no site são a Demanda de Tráfego Aéreo, Capacidade, Eficiência, Previsibilidade, Capacitação, Infraestrutura Técnica, Segurança Operacional e o Custo-Benefício. Com a participação de profissionais de diversas organizações, indicadores contidos nessas áreas serão atualizados periodicamente, possibilitando um acompanhamento contínuo do desempenho do Sistema.

“Expandir a cultura de gestão por performance e compartilhar isso com a sociedade nos permitirá melhorar de uma forma geral. Atualmente, não se fala em sistema eficiente sem que ele possa ser medido. É nisso que estamos trabalhando, com o apoio de todas as unidades que compõem o SISCEAB, que se materializa agora com a divulgação do site de Performance”, destacou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.

Vale ressaltar que também estão disponíveis produtos de performance referentes a conhecimentos produzidos ao longo dos anos, como os Relatórios de Performance ATM do SISCEAB, Anuários Estatísticos, Relatórios Comparativos de Tráfego Aéreo, Relatórios entre o DECEA e a EUROCONTROL, além de acesso a dashboards que permitirão análises mais aprofundadas de indicadores específicos, como os de pontualidade.

ACESSE AQUI o site de performance e acompanhe periodicamente sua atualização.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Major Aviador Rafael Domingos Rodrigues
Edição: Asp Jor Raphaela Valiñas Martorano
Revisão: Brigadeiro do Ar R/1 Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, Coronel Aviador Luciano Galina de Medeiros, CV Luciene Costa
Arte: CV Aline Prete