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DECEA indica Coronel Borges para prêmio da OACI
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) indicou o Coronel-Aviador Reformado Gustavo Eugênio de Oliveira Borges para ser agraciado na sexta edição do prêmio "Walter Binagui Air Navigation Commission Laurel Award", da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
O Coronel Borges muito contribuiu para a segurança, a regularidade, a eficiência e o desenvolvimento da aviação civil internacional, o que consubstanciou a sua indicação para o referido prêmio e o reconhecimento do Comitê da OACI para a sua inclusão entre os selecionáveis para auferir essa tão almejada comenda.
Aos 89 anos, o Coronel Borges tem história para contar de sua vida militar no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), onde exerceu diversos cargos na Diretoria de Rotas Aéreas (DR), hoje DECEA, no período de 1945 a 1955; e das atividades internacionais, de 1955 a 1957, como Delegado do Brasil junto ao Conselho da OACI, em Montreal, Canadá.
Participou de trabalhos em diferentes áreas da atividade de navegação aérea internacional, dentre os quais destacamos a elaboração da concepção (até então inédita), em 1953, de um sistema de aerovia unidirecional, entre os polos geoeconômicos mais movimentados do Brasil: Rio/São Paulo. Seu trabalho viabilizou a implementação da "ponte aérea" entre as duas cidades.
Com o espírito sempre voltado para a segurança das operações aéreas, passou a ser aplicado, por sugestão sua, o método para a "Correção QNE", solucionando a problemática do estabelecimento de altitudes mínimas para voos por instrumentos (IFR em aerovia). Assim, foi assegurada uma altura vertical mínima de 300 metros acima dos obstáculos ao longo do trecho a ser voado, o que - até então - não era observado. Hoje, o nível IFR mínimo a ser voado não assume tamanha importância, pela capacidade das aeronaves voarem mais alto, mas a sua proposição foi implantada quando praticamente ainda não havia aeronaves pressurizadas nem radares meteorológicos, razão pela qual preferia-se voar em níveis mais baixos.
Outra contribuição desse veterano foi por ocasião da 3ª Conferência Divisional de Telecomunicações Aeronáuticas, realizada em 1949. Estimulado pela pluralidade de opiniões acerca das dificuldades no entendimentos dos fonemas do Alfabeto Fonético Universal em uso, sugeriu um novo, que continha critérios e princípios, onde as palavras eram mais inteligíveis quando pronunciadas em diferentes línguas. Dois anos depois, após exaustivos testes de entendimento dos fonemas proncunicados nso mais diversos idiomas falados no mundo, o novo alfabeto foi aprovado, sendo utilizado até hoje.
Ainda, em sua constante preocupação com a segurança da navegação aérea e, mais especificamente, nos procedimentos de aproximação, propôs e depois de ganhar o apoio e o suporte a essa proposição, após verificações por tripulações e aeronaves da "Federal Aviation Administration" (FAA) dos Estados Unidos da América, no próprio Centro de Pesquisa daquela Organização, em Atlantic City, foi aprovado o traçado de espera sobre um fixo auxílio rádio, na forma atual, órbita, o que até então era feito com um traçado circular, sem a precisão adequada, por não bloquear o auxílio, ao ser iniciado o segmento de afastamento em um procedimento por instrumento – IFR.
Por esses e outros motivos, o DECEA teve muito orgulho em indicar o Coronel Borges para receber esse prêmio da OACI. A aceitação antecipada da Organização demonstra a importância e o reconhecimento do trabalho por ele realizado nos muitos anos em que participou ativamente do SISCEAB.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.intraer
Foto: Fábio Maciel - fabiofrm@decea.intraer