Notícias

DECEA inaugura Sala Master para coordenação de operações aéreas durante Cúpula do G20

publicado: 16/11/2024 20:46

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) inaugurou, dia 16/11 (sábado), a estrutura destinada à coordenação das operações aéreas durante a Reunião da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro: a Sala Master de Comando e Controle.

Ativada no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro, a Sala Master funcionará, de 16 a 20 de novembro, como o núcleo estratégico para a coordenação das operações aéreas durante o evento, em especial as chegadas e partidas de delegações de 40 países — com chefes de Estado/Governo, entre outras autoridades — e de 15 organizações internacionais.

Concebida para funcionar de forma integrada e dinâmica, a iniciativa reúne militares e civis de diferentes órgãos governamentais, forças de segurança, entidades do setor aéreo e concessionárias aeroportuárias. O objetivo é garantir que os voos sejam conduzidos com segurança, eficiência e agilidade, atendendo às exigências de um evento de grande porte e alta visibilidade.

Entre as organizações envolvidas, estarão no local representantes dos seguintes órgãos: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea, Secretaria de Aviação Civil, RioGaleão, Base Aérea do Galeão, Ministério das Relações Exteriores, Centro de Operações Rio, Petrobrás, Polícia Federal, Exército Brasileiro, Polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro.

“A presença de representantes de diferentes órgãos permite decisões rápidas e informadas, fundamentais para garantir segurança e fluidez no controle do espaço aéreo. Estamos preparados para coordenar as operações de maneira integrada e eficiente", afirma o Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, chefe da Sala Master. O oficial-general destaca que a estrutura foi projetada para centralizar a gestão do espaço aéreo, facilitando a comunicação entre as partes envolvidas e assegurando a fluidez do tráfego.

Entre as principais funções da Sala Master, estão o monitoramento do espaço aéreo, a coordenação de zonas restritas, o gerenciamento de tráfego aéreo prioritário e a gestão de contingências para viabilizar respostas rápidas a imprevistos, incluindo acionamento de protocolos de emergência e coordenação de recursos de segurança.

Até o dia 18, 55 delegações devem desembarcar no Rio de Janeiro. Estas representações internacionais ficarão no Rio de Janeiro até o dia 20, quando deverão retornar a seus países de origem. A movimentação e o sequenciamento destes voos demandaram um planejamento estratégico e detalhado no intuito de garantir a precisão das operações.

O planejamento da Força Aérea Brasileira para o encontro do G20 reflete a complexidade de um evento de escala global. Nesse contexto, a Sala Master desempenha um papel essencial ao integrar informações, coordenar recursos e viabilizar decisões ágeis. "Estamos focados em garantir operações aéreas seguras e eficazes, colaborando para o êxito do evento," concluiu o Brigadeiro Peçanha.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Daniel Marinho
Fotos: Fábio Maciel