Notícias

DECEA implanta modificações nas circulações das terminais de Brasília, São Paulo e Belo Horizonte

publicado: 17/11/2015 11:02

 




Com o intuito de realizar as melhorias estruturais que atendessem às demandas detectadas durante a Copa do Mundo Fifa 2014 nas Aéreas de Controle Terminal (TMA) de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Brasília e Belo Horizonte (Pampulha e Confins), foram implantadas, no dia 12 de novembro (quinta-feira), modificações nas circulações aéreas dessas localidades.

Dentre as principais alterações, destaca-se a revisão dos procedimentos de chegada, aproximação e saída das TMA, utilizando os conceitos da Navegação Baseada em Performance (PBN).

Muitos foram os fatores considerados no planejamento da organização do espaço aéreo nas TMA SP, BR e BH, tais como:

  • atualização e adequação dos procedimentos convencionais aos critérios da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), utilizando o software FPDAM (Elaboração de Procedimentos de Voo e Gerenciamento do Espaço Aéreo – sigla em inglês para "Flight Procedure Design and Airspace Management");

  • padronização do perfil inicial das STAR (procedimento de descida), a fim de evitar grandes mudanças na circulação, caso haja alteração da pista em uso;

  • aumento do fluxo de decolagens, considerando-se a diferença de desempenho entre as aeronaves que operam nas TMA;

  • otimização do espaço aéreo, excluindo as porções desnecessárias e incluindo o necessário para proteger os procedimentos de navegação aérea, através da reestruturação da TMA-BH;

  • utilização do procedimento STAR DESLOCADA para as finais dos aeroportos de São Paulo, promovendo um melhor sequenciamento para pouso das aeronaves;

  • operação paralela simultânea e independente das pistas do aeroporto de Brasília, tornando possível as operações de decolagem (ou o pouso) nas duas pistas existentes, ao mesmo tempo;

  • implantação da Operação de Descida Contínua (CDO), com base nos dados de performance das aeronaves fornecidos pelas próprias companhias aéreas.


Inserida no Programa Sirius - que tem por objetivo aprimorar o atendimento aos usuários do transporte aéreo com o uso racional do espaço aéreo, a redução da emissão de gases nocivos na atmosfera e de ruídos nos arredores de aeródromos -a implementação das modificações nessas TMA visa, também, a melhoria do fluxo de aeronaves durante a realização dos Jogos Olímpicos RIO 2016.

Assim, de maneira coordenada e baseada no conceito de Gerenciamento de Decisão Colaborativa (CDM), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), suas diversas unidades, empresas aéreas nacionais e internacionais e suas organizações representativas (Associação Brasileira das Empresas Aéreas - ABEAR; Associação Internacional de Transporte Aéreo - IATA) puderam realizar várias atividades em conjunto, durante o desenvolvimento dos projetos, como análise dos procedimentos em diversas simulações em tempo acelerado, real e em voo, e até mesmo definindo o melhor horário do dia 12 de novembro para entrada em vigor das modificações nas Terminais, visando o período de menor fluxo nessas TMA e, ainda, a inserção das modificações nos computadores das aeronaves das empresas aéreas.

Dentro dessa metodologia do CDM, espera-se uma evolução desse conceito para os próximos projetos, como o PBN SUL, tornando, assim, mais interativo o processo de planejamento e atingindo satisfação plena de todos os envolvidos e, principalmente, proporcionando à sociedade brasileira um transporte aéreo mais seguro, econômico e eficiente.

[video width="490" height="320" mp4="https://www.decea.gov.br/portal/cms/../../static/uploads/2015/11/Materia-PBN.mp4"][/video]




Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Telma Penteado
Editado por Tenente-Coronel Aviador Ricardo Miranda (ICA)
Foto: Fábio Maciel