Notícias
DECEA homenageia os Especialistas de Aeronáutica
publicado:
24/03/2025 10:30

Nesta terça-feira (25/03) é comemorado o Dia do Especialista de Aeronáutica, data que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, instituição de ensino que tem como missão a formação e aperfeiçoamento de graduados especializados nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de nível técnico para o Comando da Aeronáutica.
Atualmente, mais de 24 mil especialistas ocupam lugares nas fileiras da Força Aérea Brasileira (FAB), executando atividades ligadas a dezenas de especialidades.
No Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a atuação destes militares revela-se nos serviços prestados ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), 24 horas por dia, 365 dias por ano. “Nossos especialistas estão sempre de prontidão. Quer seja em suas consoles de tráfego aéreo, controlando nossos caças para interceptar eventuais aeronaves ilícitas, quer seja garantindo a segurança e a eficiência da navegação aérea”, destacou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.
Em vários setores da Força Aérea, do administrativo ao operacional, os especialistas servem em diversos lugares do Brasil, fornecendo suporte necessário para a atividade-fim da Instituição. É o caso do especialista AIS, que é responsável por assegurar que os dados e as informações aeronáuticas necessárias para a segurança, a regularidade e a eficiência da navegação aérea sejam disponibilizados de forma adequada aos envolvidos na proteção ao voo. “Ser uma especialista representa o compromisso com a excelência no serviço prestado e ofertado à comunidade aeronáutica e é fundamental para certificar que o espaço aéreo brasileiro permaneça seguro para todos”, afirmou a Sargento SAI Jessica Laine Ribeiro Alves, do Subdepartamento de Operações do DECEA.
Outra especialidade é o Serviço de Controle de Tráfego Aéreo. O profissional desta área exerce a ordenação eficaz, segura e sustentável dos voos, garantindo a efetividade da circulação aérea brasileira. “O nosso trabalho é de extrema responsabilidade, porém silencioso e anônimo. A grande maioria dos cidadãos que viajam por nossas aerovias sequer sabem que existimos, mas o importante é que ao fim de cada dia de trabalho me sinto realizado e honrado por fazer parte desse time excepcional”, relatou o Suboficial BCT Cristian Mills, do efetivo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
Parabéns aos especialistas que desempenham com excelência suas atividades e contribuem com a missão constitucional de controlar, defender e integrar os 22 milhões de km², na qual o seu papel é preponderante.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Imagem: Aline Prete
Revisão: Tenente Martorano