Notícias

DECEA fiscaliza voos no Centro-Oeste

publicado: 01/04/2014 15:05

 




Na última semana, entre os dias 26 a 28 de março, aconteceu a quinta edição da Operação Voe Seguro, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A ação reúne órgãos do Governo – Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Receita Federal e Polícia Federal – com o objetivo de consolidar a doutrina de segurança operacional e de disciplina de voo na aviação geral brasileira.

[slideshow id=217]

Na operação, o DECEA monitorou o cumprimento das regras de tráfego aéreo e dos perfis de voo. Podem configurar irregularidades voos acima da altitude máxima prevista para as rotas visuais ou fora dos corredores visuais, movimentos sem autorização ou ausência do plano de voo. Foram monitorados 726 voos e verificadas 27 infrações de tráfego aéreo.

Aeronaves de pequeno porte foram abordadas por inspetores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ainda na pista de pousos e decolagens. Eles verificaram a documentação da tripulação e da aeronave, a manutenção dos aviões, carga fora das especificações, excesso de peso e passageiro, entre outros itens.

Foram abordadas 90 aeronaves da aviação geral em solo, que resultou em 10 autos de interdição emitidos e 31 notificações de condição de irregularidades de aeronave.

Na operação do Centro-Oeste foram monitorados simultaneamente 13 aeródromos: Marechal Rondon (Cuiabá/MT), Barra do Garças (MT), Cáceres (MT), Santo Antônio Leverger (MT), Poconé (MT), Rondonópolis (MT), Fazenda Cidade Verde (MT), Primeira do Leste (MT), Fazenda Floresta (Campos Verde/MT), Fazenda Galheiro (Campo Verde/MT), Campo Grande (MS), Teruel (MS) e Estância Santa Maria (MS).

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Texto: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br