Notícia Destaque
DECEA expõe o novo Sistema R-AFIS na 6ª Mostra BID
No estande da Força Aérea Brasileira (FAB), os visitantes puderam conhecer alguns dos Projetos Estratégicos da Instituição por meio de mesas interativas que apresentavam fotos, vídeos e textos.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), expôs a nova padronização do R-AFIS que será implantada no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O Serviço Remoto de Informação de Voo realiza o monitoramento a distância de pousos e decolagens de aeronaves de pequeno e grande porte. A nova plataforma vai aperfeiçoar o trabalho do Operador de Estação Aeronáutica com o mesmo nível de confiabilidade prestado atualmente nas localidades.
O novo R-AFIS é composto por uma console desenvolvida especialmente para esse sistema. Contempla o software COSMOS, que busca informações do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO) e apresenta a consciência situacional do aeródromo para o operador; o TATIC R-AFIS, que apresenta as strips eletrônicas de plano de voo; os dados Estações Meteorológicas de Superfície (EMS) de cada localidade; central de áudio, que possibilita as comunicações móveis (operadores – aeronavegantes) e fixas (operadores - órgãos ATS), além da visualização das câmeras instaladas nos pátios de estacionamento das aeronaves nos aeródromos.
Para o Tenente Engenheiro Osvaldo José de Jesus Silva, Adjunto da Divisão Operacional da CISCEA e membro técnico da Comissão de Fiscalização do Projeto R-AFIS, os softwares da nova plataforma estão configurados para prover as informações necessárias para o Operador R-AFIS orientar e informar aos pilotos sobre informações meteorológicas, visualização de câmeras da pista, comunicação via rádio, entre outros, e têm como principais objetivos aumentar a segurança nos voos e aumentar a consciência situacional sobre os aeródromos remotos, por exemplo. “O operador poderá acompanhar de forma mais abrangente toda a evolução dos planos de voo do aeródromo que ele estiver monitorando”, informou.
O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira, visitou o estande e falou da oportunidade que a exposição poder gerar. “É importante mostrar as capacidades dos produtos que as empresas de defesa produzem no Brasil e promovê-las para que futuros clientes possam também adquirir produtos de alta confiança e que foram desenvolvidos dentro do território nacional e por brasileiros”, afirmou.
A previsão é que o novo R-AFIS seja implantado a partir do primeiro semestre de 2022 em todos os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA) do SISCEAB.
Fonte e Fotos: Divisão Operacional da CISCEA e Agência Força Aérea
Por 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Editado por Daisy Meireles (RJ 21523 JP)