Notícia Destaque

DECEA expõe o novo Sistema R-AFIS na 6ª Mostra BID

publicado: 13/12/2021 14:36

 




As maiores empresas da indústria de defesa nacional apresentaram na 6ª Mostra BID Brasil – Base Industrial de Defesa - o que há de mais inovador quando o assunto é defesa e segurança. O evento foi promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e contou com a exposição de mais de 80 empresas públicas e privadas. A feira aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), de 7 a 9 dezembro, e contou com a presença de Oficiais-Generais das Forças Armadas brasileiras e estrangeiras, dentre outras autoridades.

No estande da Força Aérea Brasileira (FAB), os visitantes puderam conhecer alguns dos Projetos Estratégicos da Instituição por meio de mesas interativas que apresentavam fotos, vídeos e textos.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), expôs a nova padronização do R-AFIS que será implantada no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O Serviço Remoto de Informação de Voo realiza o monitoramento a distância de pousos e decolagens de aeronaves de pequeno e grande porte. A nova plataforma vai aperfeiçoar o trabalho do Operador de Estação Aeronáutica com o mesmo nível de confiabilidade prestado atualmente nas localidades.

O novo R-AFIS é composto por uma console desenvolvida especialmente para esse sistema. Contempla o software COSMOS, que busca informações do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO) e apresenta a consciência situacional do aeródromo para o operador; o TATIC R-AFIS, que apresenta as strips eletrônicas de plano de voo; os dados Estações Meteorológicas de Superfície (EMS) de cada localidade; central de áudio, que possibilita as comunicações móveis (operadores – aeronavegantes) e fixas (operadores - órgãos ATS), além da visualização das câmeras instaladas nos pátios de estacionamento das aeronaves nos aeródromos.

Para o Tenente Engenheiro Osvaldo José de Jesus Silva, Adjunto da Divisão Operacional da CISCEA e membro técnico da Comissão de Fiscalização do Projeto R-AFIS, os softwares da nova plataforma estão configurados para prover as informações necessárias para o Operador R-AFIS orientar e informar aos pilotos sobre informações meteorológicas, visualização de câmeras da pista, comunicação via rádio, entre outros, e têm como principais objetivos aumentar a segurança nos voos e aumentar a consciência situacional sobre os aeródromos remotos, por exemplo. “O operador poderá acompanhar de forma mais abrangente toda a evolução dos planos de voo do aeródromo que ele estiver monitorando”, informou.

O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira, visitou o estande e falou da oportunidade que a exposição poder gerar. “É importante mostrar as capacidades dos produtos que as empresas de defesa produzem no Brasil e promovê-las para que futuros clientes possam também adquirir produtos de alta confiança e que foram desenvolvidos dentro do território nacional e por brasileiros”, afirmou.

A previsão é que o novo R-AFIS seja implantado a partir do primeiro semestre de 2022 em todos os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA) do SISCEAB.

 

Fonte e Fotos: Divisão Operacional da CISCEA e Agência Força Aérea

Por 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso

Editado por Daisy Meireles (RJ 21523 JP)