Notícias

DECEA expõe na maior feira de aviação geral da América Latina

publicado: 17/08/2022 13:12

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou, de 09 a 11 de agosto, da Anual Latin American Business Aviation Conference and Exhibition” (LABACE) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP).

O espaço reservado à Força Aérea Brasileira (FAB) contou com a representatividade do Controle de Aproximação (APP-SP) do CRCEA-SE, que montou uma console com imagens gravadas do Controle São Paulo e a fonia com as condições locais do Aeroporto de Congonhas em tempo real.

Estava presente também a equipe de Busca e Salvamento do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), que expôs o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), conscientizando os proprietários de aeronaves da importância do cadastro das balizas de emergência.

A feira contou com a presença de autoridades da aviação brasileira, incluindo o comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima e uma comitiva do DECEA com a participação do chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; e do chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD), Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha. Os oficiais-generais participaram da cerimônia de abertura no dia 09 de agosto e visitaram a feira, passando pelo estande do DECEA e conversando com os militares sobre sua nobre missão e os desafios a serem enfrentados diariamente.

O Capitão Aviador Daniel Vitor Corrêa Kim do CRCEA-SE destacou a importância da participação da Força Aérea Brasileira no evento: “A LABACE foi uma excelente oportunidade para o DECEA apresentar os serviços de navegação aérea prestados à comunidade aeronáutica e um momento de estreitar laços com esse importante segmento da economia nacional”.

Para o chefe da Divisão de Busca e Salvamento do CINDACTA I, Capitão Aviador Paulo Ricardo Tavares Rodrigues, “a presença da FAB é sempre fundamental em eventos desse porte, bem como a divulgação do trabalho dos segmentos que envolvem o sistema de Busca e Salvamento Brasileiro”, pontuou.

O Segundo Sargento Especialista em Comunicações Nicolas de Mello Gudolle do CINDACTA I compartilhou da mesma opinião: “Foi de extrema valia o Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC) estar presente na LABACE para divulgar o banco de dados INFOSAR, site onde todas as balizas de emergência brasileiras do Programa Internacional de Busca e Salvamento (COSPAS-SARSAT) devem estar registradas. Foi uma jornada incrível de conhecimento e troca de experiências”, afirmou.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Fonte e Fotos: CRCEA-SE Edição: Denise Fontes (RJ 25254 JP)