Notícias

DECEA expõe duas estações de controle de tráfego operando o Sagitario na LAAD

publicado: 22/04/2015 11:11

 




A Força Aérea Brasileira figurou entre os mais de 600 expositores da LAAD Defense and Security, maior feira de defesa e segurança da América Latina, que aconteceu na semana passada no Riocentro, no Rio de Janeiro.

YM6W0515

O DECEA esteve representado no estande da FAB por meio de duas estações de controle de tráfego aéreo, operando o sistema Sagitario - Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional. Além das estações, um monitor apresentou o vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação do DECEA sobre o sistema.

Controladores de tráfego aéreo do Controle de Aproximação Rio (APP Rio) e do Controle de Aproximação Brasília (APP Brasília), além de profissionais da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) – responsável pela especificação técnica e pela fiscalização do contrato (desenvolvimento e implantação), ficaram à disposição dos visitantes para dar detalhes sobre o sistema.

O diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar, Carlos Vuyk de Aquino, esteve no estande e ouviu sobre a experiência dos controladores com a operação do novo sistema. A Terceiro Sargento Básico em Tráfego Aéreo Lisângela Amorim Coelho, do APP Brasília, descreveu sobre sua experiência na utilização do sistema.

“O benefício que vejo no Sagitario é em relação a fixarmos o olhar na tela, no modelo antigo havia muitos comandos em teclado e perdíamos tempo digitando, para depois voltar para tela e monitorar os tráfegos. Com o Sagitario muitos destes comandos são no mouse, ou seja, ficamos mais com o olhar na tela vigiando a movimentação e fazendo as autorizações de nível e velocidade. Esta funcionalidade facilitou bastante”, disse.

O APP Brasília está localizado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), que começou a operar o novo software de controle de tráfego aéreo, em janeiro de 2012.

No Sagitario, o fundo de tela ganhou uma versão cinza para amenizar o trabalho visual dos controladores de tráfego aéreo. Além da nova visualização, estão disponíveis várias ferramentas de segurança, como alertas, por exemplo. Os comandos necessários à operação também receberam inovações e passam a ser realizados mais por meio do mouse do que pelo teclado. Facilidade elogiada pela 3S Lisângela, do APP Brasília.

Os planos de voo podem ser editados graficamente sobre o mapa, possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano de voo e cancelamento de operações, o que permite acompanhar a evolução do que estava previamente planejado. Além disso, etiquetas inteligentes indicam informações essenciais para o controle de tráfego aéreo por meio de cores diferentes, de acordo com o nível de atenção para o cenário.

O projeto de modernização marca a evolução do sistema de controle de tráfego aéreo e deve ser concluído em cinco anos, quando a nova tecnologia estará em operação em 25 APPs no Brasil.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF) – perezlepb@decea.gov.br