Notícia Destaque

DECEA é tema de apresentação em Congresso de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade

publicado: 26/01/2021 19:05

 




As ações de meio ambiente e sustentabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) foram tema de apresentação no 3º Congresso Sul-americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (CONRESOL), realizado no modo online, de 09 a 11 de setembro de 2020, com a presença dos quatorze membros da Comissão Gestora do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGPGRS).

O trabalho foi apresentado pela Doutora em Gestão Ambiental, Ana Beatriz Brandão, chefe da Seção de Meio Ambiente e Sustentabilidade do DECEA, Presidente do Plano de Logística Sustentável (PLS) e Coordenadora das Comissões do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e de Coleta Seletiva Solidária (CCSS), e por Fátima Gouvêa e Sargento Mariana Cesar, membros das Comissões CGPGRS e CCSS.

O manejo dos resíduos é de crucial importância para o meio ambiente e impacta positivamente na economia de recursos com gastos públicos.

A relevância do tema é de tal ordem, que o trabalho apresentado foi publicado em forma de artigo no livro “O Meio Ambiente e a Interface dos Sistemas Social e Natural 3”, publicado em 2021 pela Editora Atena.

Livro O Meio Ambiente e a Interface dos Sistemas Social e Natural 

No resumo do artigo intitulado “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Departamento de Controle do Espaço aéreo”, que está no capítulo 19, página 273, já partimos da premissa que “as organizações públicas têm o dever e a responsabilidade de promover ações socioambientais e econômicas em cumprimento às legislações governamentais voltadas ao Desenvolvimento Sustentável (DS)”.

Desta maneira, a Força Aérea Brasileira (FAB), através de suas Organizações Militares (OM), tem “contribuído para manter o equilíbrio da sustentabilidade, cumprindo seus princípios legais”.

O DECEA, como demonstrado, “tem uma representação relevante quanto à preservação do meio ambiente. Para a construção do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos a metodologia utilizada foi dividida nas seguintes fases: coleta de dados; avaliações econômicas, administrativas e ambientais realizadas em análise diária da vida militar no Complexo Santos Dumont; e planos de ação e fluxos de processos”.

Nesse contexto, as três palestrantes discorreram sobre as estratégias e fluxos de processo para o gerenciamento ambientalmente adequado de cada tipo de resíduo encontrado, considerando suas especificidades e o tratamento diferenciado que demandam.

“O trabalho multidisciplinar dos membros das comissões de PLS, PGRS e CSS do DECEA e OM do Complexo Santos Dumont, em sua grande maioria compostas por leigos na questão socioambiental, tem sido árduo e é muito gratificante quando todo o esforço é reconhecido, inclusive pelo mundo acadêmico e pela sociedade”, comentou Ana Beatriz.

“Incluir no contexto de nossas organizações públicas as mudanças de hábitos em prol do tripé de sustentabilidade, compatibilizando a proteção ambiental, a justiça social e ao crescimento econômico equilibrado, faz parte dos esforços que incansavelmente perseguimos. Sou muito grata a todos que se comprometeram numa missão completamente adversa às suas funções profissionais, aceitando a capacitação e buscando a melhor forma para contribuir”, prosseguiu Ana Beatriz, destacando a participação dos membros das Comissões, em especial à Sargento Mariana e à Assistente Social Fátima, “que embarcaram na ideia de escrever este artigo e de apresentá-lo ao mundo. Foi um ato de coragem e perseverança”.

Para Fátima Gouvêa, “foi uma gratificante experiência ter participado da elaboração do artigo, pois tivemos a oportunidade de apresentar para o contexto acadêmico o comprometimento do DECEA na implementação de ações sustentáveis”.

A Sargento Mariana Cesar, se sentiu “privilegiada de poder contribuir com um trabalho que ajudará, mesmo com uma parcela pequena, no desenvolvimento socioambiental e econômico do nosso País, bem como de elevar o nome da Força Aérea Brasileira”.

O Diretor-Geral do Departamento, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, enfatiza que o DECEA, por meio de todos os seus órgãos, que compõem o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEA), busca constantemente melhoria em seus Sistemas visando a preservação do meio ambiente.

“Como exemplo, podemos citar o planejamento constante para que as aeronaves executem rotas diretas de voo, reduzindo sua permanência no ar, reduzindo as emissões de poluentes e economizando combustível. Também utilizamos a captação de energia solar para diversos de nossos sistemas”, comenta o DGCEA.

Parabenizando pela iniciativa e pelo alto nível do trabalho realizado, o Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo salienta que as ações desenvolvidas pelas Comissões “encontram-se plenamente alinhadas com as Diretrizes emanadas e proporcionarão uma melhoria na cultura das pessoas que trabalham nas OM lá instaladas. A implantação deste trabalho trará excelentes benefícios à nossa Instituição”.

Confira no Youtube a apresentação realizada no Congresso clicando aqui.

 

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM DECEA Texto: Telma Penteado (RJ 22794 JP) Fotos: Arquivo Ana Beatriz Brandão