Notícia Destaque

DECEA e Riogaleão promovem Webinar Integrado de Segurança Operacional

publicado: 05/08/2021 08:56

 




O Webinar Integrado de Segurança Operacional promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) em parceria com a Concessionária Riogaleão, foi realizado no período de 2 e 4 de agosto.

O evento teve por objetivo promover a segurança operacional por meio da troca de experiências e informações, visando a eficiência e a integração das operações aeroportuárias e de navegação aérea do Rio de Janeiro.

Transmitido, pela primeira vez em formato virtual, o evento reuniu diversos segmentos da comunidade aeronáutica nacional e internacional, como provedores dos serviços de navegação aérea, autoridades reguladoras, órgãos governamentais e usuários do espaço aéreo.

Na abertura do evento, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do evento. “Os assuntos apresentados trarão o aumento da consciência situacional dos agentes envolvidos com a aviação, bem como a consolidação das ações relacionadas à segurança operacional, contribuindo para ratificar a posição do Brasil como referência global na aviação mundial”.

O Tenente-Brigadeiro Fiorentini destacou, ainda, os investimentos em tecnologia realizados pela Força Aérea Brasileira. “O DECEA não parou. Demos seguimento aos projetos que precisavam ser implantados e que estavam planejados, como a implantação dos radares em Corumbá, Porto Murtinho e Ponta Porã (MS) e o Projeto TMA-SP Neo, que proporcionará nova circulação aérea para a Terminal São Paulo, com maior economia de recursos, agilidade e fluidez”, afirmou o Oficial-General.

Na sequência, a palavra foi passada ao Presidente da Concessionária Riogaleão, Alexandre Monteiro, que destacou a relevância do tema para a troca de conhecimentos e interação entre diversos órgãos da navegação aérea. “A segurança operacional é um dos pilares da Riogaleão e faz parte da nossa responsabilidade de semear a cultura de prevenção para garantir a integridade das pessoas e da indústria. É importante ter esse alinhamento de todos que estão envolvidos e empenhados no desenvolvimento e na evolução da segurança aérea do nosso País”.

Programação

O painel de abertura “Cenário atual de setor aéreo e desafios para o futuro pós-pandemia” reuniu o Comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante; o Diretor de Operações da Riogaleão, Dimas Salvia; o Diretor em Exercício da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Rafael Botelho, com mediação do Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC, Rodrigo Moser.

Em sua apresentação, o Coronel Marcelo destacou alguns dos projetos consolidados do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), como a implementação do plano destinado à readequação das operações aéreas no Brasil, tendo como principais medidas: a adoção de rotas aleatórias nas regiões de informação de voo atlântico e amazônico, a utilização de rotas diretas entre os aeródromos de decolagem e pouso, reduzindo o tempo de voo, a emissão de CO2 e o consumo de combustível.

O Plano de Retomada das Operações COVID-19 foi desenvolvido pelo CGNA, de maneira colaborativa com todos os stakeholders do SISCEAB, cujo objetivo foi otimizar os voos de forma a atender o novo cenário em termos de demanda com a maior eficiência possível.

O Comandante do CGNA citou, ainda, como exemplos de avanços operacionais, a Centralização de Plano de Voo e o Projeto de Setorização Vertical na Região de Informação de Voo de Brasília, coordenado pelo Grupo de Estudos para Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA). “A verticalização proporcionará mais fluidez e maior volume de tráfego aéreo, além de otimizar o trabalho dos controladores”, pontuou o Coronel Marcelo.

No segundo dia do evento, no painel “Saúde e suas influências na segurança operacional da aviação”, a Psicóloga do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), Renata Luiz; o Médico do Trabalho da Riogaleão, Ricardo Sebba; e o Gerente de Safety Gol Linhas Aéreas, Comandante Augusto Viana; enfatizaram, cada qual na sua área, importantes informações sobre as principais causas, que afetam o bem-estar físico, mental e social do profissional.

Com vasta experiência na área de fatores humanos, a psicóloga Renata Luiz, do DTCEA-GL, expôs o tema “Gerenciamento da fadiga no SISCEAB”. “A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) reconhece formalmente que a fadiga humana é um perigo à segurança operacional, pois pode ocasionar a diminuição dos diferentes tipos de desempenho humano, podendo se tornar fator contribuinte para acidentes e incidentes na aviação, já que os controladores de tráfego aéreo desempenham funções de natureza crítica para a segurança operacional”, esclareceu Renata Luiz.

No último dia do evento, o terceiro painel sobre as inovações tecnológicas na manutenção aeroportuária, contou com as presenças do Chefe do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio; o Gerente Técnico de Engenharia Aeroportuária da ANAC, Lucas Travagin; e o Gerente de Manutenção e Obras da Riogaleão, Antonio Noronha.

Em sua apresentação, o Coronel Ciccacio expôs alguns dos grandes empreendimentos do SISCEAB, como o Núcleo do Centro de Gerenciamento Técnico (NuCGTEC), responsável pelo monitoramento contínuo de equipamentos de radar, auxílios à navegação, meteorologia, telecomunicações e tecnologia da informação operacional relativos ao espaço aéreo brasileiro.

Destacou também a Primeira Torre de Controle Remota da América Latina, como exemplo de pioneirismo e alta capacidade tecnológica. A estrutura foi instalada na Ala 12, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e é composta por 16 câmeras interligadas a 14 monitores de alta definição, que proporcionam uma visão de 360 graus da área a ser controlada.

O Comandante do CRCEA-SE lembrou, ainda, do futuro, que caminha não só para o aumento das demandas de tráfego aéreo alinhadas ao desenvolvimento econômico e social do País, como também para novas formas de transporte, como o eVTOL (Aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical – do inglês Electric Vertical Take-Off and Land).

Para o Especialista em Regulação da ANAC e mediador dos painéis do webinar, Rodrigo Moser, o sucesso do evento veio da proposta de uma visão integrada de atores e temas de relevância. “Conseguimos engajar o público com uma linguagem acessível, rica em exemplos, sem perder a profundidade técnica, mostrando que a responsabilidade pela segurança da aviação é de todos, inclusive dos passageiros”.

No encerramento, Coronel Ciccacio agradeceu a presença de todos e destacou a importância da parceria entre os stakeholders. “O Brasil tem evoluído e crescido em maturidade, trazendo união para o sistema de aviação. Esse evento fomenta o debate e fortalece a cultura da segurança operacional, não só para o Rio de Janeiro, mas acaba atingindo todo o Brasil pela grandiosidade das operações que temos no eixo Rio-São Paulo”, enfatizou o oficial.

O público também pôde interagir, esclarecendo dúvidas e fazendo colocações sobre os assuntos apresentados. Os participantes foram unânimes em reconhecer a relevância do evento, trazendo a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre segurança operacional.

Os interessados em ver ou rever o webinar podem acessar à gravação que está disponível no canal do DECEA no Youtube através do link www.youtube.com/tvdecea.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF)