Notícia Destaque
DECEA e representantes do Poder Legislativo tem nova reunião para discutir soluções a respeito dos ruídos no Aeroporto de Jacarepaguá
Encontro foi realizado na sede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, no Rio de Janeiro
Durante a reunião, o DECEA anunciou que irá instalar um equipamento ADS-B no aeroporto, permitindo a recepção automática de dados como posição, velocidade, altitude e identificação das aeronaves. Essas informações serão integradas ao Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ) e à Torre de Controle do Aeródromo de Jacarepaguá, operada pela empresa NAVBrasil. Essa integração possibilitará o acompanhamento do cumprimento das restrições de altura e, caso sejam identificadas irregularidades, será gerado um processo na Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER).
O Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, enfatizou a importância da ação integrada. “A instalação do ADS-B no aeroporto e a coordenação com o APP-RJ permitirão uma fiscalização mais eficaz, possibilitando ações corretivas em caso de descumprimento das normas, sempre com foco na segurança e melhor fluidez do tráfego aéreo”, afirmou.
A Petrobras anunciou ações para monitorar e orientar suas operações, com o objetivo de respeitar as rotas e altitudes estabelecidas. Ao longo do encontro, também foi enfatizada a necessidade de que cada parte envolvida no processo, como a NAV Brasil, ANAC e PAX Aeroportos, cumpra com suas atribuições para alcançar os objetivos estabelecidos.
Essas ações complementam as medidas anunciadas em reunião que ocorreu no mês passado, como a criação de uma mesa de mediação com todas as instituições envolvidas e a realização de um mapeamento acústico da área sob responsabilidade da PAX Aeroportos.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Aspirante Camila Imagens: Luiz Perez Revisão: Tenente Martorano