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DECEA é indicado ao prêmio "IHS Jane s Air Traffic Control Awards" pelo segundo ano consecutivo
publicado:
05/02/2014 13:39
A implementação da Navegação Baseada em Performance (PBN - do inglês Performance Based Navigation) rendeu ao DECEA, pela segunda vez consecutiva, uma indicação ao prêmio IHS Jane s Air Traffic Control Awards, um dos mais prestigiados entre a comunidade aeronáutica internacional no que tange a atividade.
Mais uma vez, projetos das mais diversas organizações do controle aéreo foram submetidos ao crivo de uma mesa julgadora composta por representantes da Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO – Civil Air Navigation Services Organization) – também promotora do evento - , Eurocontrol, FAA (Administração da Aviação Federal dos EUA), IATA (Associação do Transporte Aéreo Internacional), dentre outras.
Depois de concorrer em 2013 pela operação PBN nas terminais aéreas de Brasília e Recife, ocasião em que a neozelandesa " Airways New Zeland" fora agraciada com o prêmio, este ano o DECEA foi indicado à categoria "Enabling Technology" (contribuição no aumento de capacidade e segurança) pela implementação do PBN nas duas maiores terminais aéreas do País: São Paulo e Rio de Janeiro.
A magnitude do projeto e a dimensão dos resultados na otimização dos fluxos de tráfego aéreo com uma navegação aérea orientada por satélites e performance de bordo elevaram, de fato, a implementação do PBN nas terminais aéreas de São Paulo e Rio de Janeiro a um patamar de destaque comunidade aeronáutica internacional.
Considerando todos os procedimentos de aproximação e rotas desenvolvidas em todas as fases do referido projeto, cerca de 650 procedimentos foram publicados ou modificados ao longo de três anos. Uma reorganização do espaço aéreo que reduziu 930 milhas náuticas (1.722 KM) de percursos de voo na região. Tomando por base o volume de tráfego aéreo nas duas terminais, de cerca de 2.900 voos diários, são 557 toneladas de combustível economizadas por dia.
Economia que gera resultados benéficos às operações aéreas em si e ao Meio Ambiente. Uma redução de cerca de 1,8 mil toneladas por dia (ou 460 mil toneladas/ ano) na emissão de CO2 sobre os céus cariocas e paulistanos.
A premiação, realizada em Madri, é conhecida como o “Oscar do Controle Aéreo” e premia, desde 2001, as mais destacadas iniciativas cujos resultados contribuíram para a eficácia das operações de tráfego aéreo.
Os vencedores serão anunciados na capital espanhola no dia 3 de março em cerimônia que abrirá a série de eventos do Congresso Mundial de Gerenciamento do Tráfego Aéreo (World ATM Congress), promovido pela Civil Air Navigation Services Organization (CANSO).
Conceito associado à utilização do GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) o PBN é uma das iniciativas do Programa SIRIUS Brasil, cujos benefícios, nas terminais aéreas, viabilizam, dentre outros recursos, a otimização do fluxo de tráfego aéreo e o aumento significativo de capacidade.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho - Jornalista (Contato-Imprensa)
Mais uma vez, projetos das mais diversas organizações do controle aéreo foram submetidos ao crivo de uma mesa julgadora composta por representantes da Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO – Civil Air Navigation Services Organization) – também promotora do evento - , Eurocontrol, FAA (Administração da Aviação Federal dos EUA), IATA (Associação do Transporte Aéreo Internacional), dentre outras.
Depois de concorrer em 2013 pela operação PBN nas terminais aéreas de Brasília e Recife, ocasião em que a neozelandesa " Airways New Zeland" fora agraciada com o prêmio, este ano o DECEA foi indicado à categoria "Enabling Technology" (contribuição no aumento de capacidade e segurança) pela implementação do PBN nas duas maiores terminais aéreas do País: São Paulo e Rio de Janeiro.
A magnitude do projeto e a dimensão dos resultados na otimização dos fluxos de tráfego aéreo com uma navegação aérea orientada por satélites e performance de bordo elevaram, de fato, a implementação do PBN nas terminais aéreas de São Paulo e Rio de Janeiro a um patamar de destaque comunidade aeronáutica internacional.
Considerando todos os procedimentos de aproximação e rotas desenvolvidas em todas as fases do referido projeto, cerca de 650 procedimentos foram publicados ou modificados ao longo de três anos. Uma reorganização do espaço aéreo que reduziu 930 milhas náuticas (1.722 KM) de percursos de voo na região. Tomando por base o volume de tráfego aéreo nas duas terminais, de cerca de 2.900 voos diários, são 557 toneladas de combustível economizadas por dia.
Economia que gera resultados benéficos às operações aéreas em si e ao Meio Ambiente. Uma redução de cerca de 1,8 mil toneladas por dia (ou 460 mil toneladas/ ano) na emissão de CO2 sobre os céus cariocas e paulistanos.
A premiação, realizada em Madri, é conhecida como o “Oscar do Controle Aéreo” e premia, desde 2001, as mais destacadas iniciativas cujos resultados contribuíram para a eficácia das operações de tráfego aéreo.
Os vencedores serão anunciados na capital espanhola no dia 3 de março em cerimônia que abrirá a série de eventos do Congresso Mundial de Gerenciamento do Tráfego Aéreo (World ATM Congress), promovido pela Civil Air Navigation Services Organization (CANSO).
Conceito associado à utilização do GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) o PBN é uma das iniciativas do Programa SIRIUS Brasil, cujos benefícios, nas terminais aéreas, viabilizam, dentre outros recursos, a otimização do fluxo de tráfego aéreo e o aumento significativo de capacidade.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho - Jornalista (Contato-Imprensa)