Notícias
Segunda edição do SECOPCEA reune autoridades para tratar de Avaliação de Conformidade
Com o objetivo de disseminar as ações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Instituto de Controle de Espaço Aéreo (ICEA) na implementação da Avaliação de Conformidade no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, foi realizada a segunda edição do Seminário de Conformidade de Produtos de Controle do Espaço Aéreo (SECOPCEA). O evento ocorreu nesta quarta-feira (19/06), no auditório Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e reuniu pesquisadores e representantes de empresas públicas e privadas ligados às áreas de Avaliação de Conformidade dos Produtos de Controle do Espaço Aéreo no desenvolvimento de seu negócio.
Em suas palavras de abertura, o Chefe do Subdepartamento Técnico, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen, destacou que os assuntos trazidos para o Seminário são da máxima relevância, pois estão diretamente relacionados com a segurança e eficácia das operações coordenadas e executadas pelo DECEA. O Oficial-General pontuou a posição de destaque do Brasil na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), fazendo parte do Grupo 1 do Conselho, onde estão os dez países de maior relevância dentro do cenário da aviação mundial.
“As últimas auditorias da OACI conferiram mais de 95% de aderência aos requisitos, o que nos coloca num grupo seleto de cinco países que estão no nível muito alto de conformidade a todas as normas e recomendações da Organização. Esta é a relevância do que fazemos, da qualidade dos produtos que geramos e dos serviços que são prestados pelo DECEA. Tudo precisa ter um alto nível de disponibilidade em relação à nossa infraestrutura de suporte logístico, de resiliência cibernética e integridade, ou seja, que possamos garantir que os nossos produtos e serviços cumpram aquilo que as suas especificações se preveem”, destacou o Brigadeiro.
Em busca por avaliação de conformidade, os profissionais do Departamento começaram um trabalho intenso de montagem de um arcabouço normativo, buscaram algumas parcerias, como a do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), e definiram, como braço executivo, o ICEA. “Este Seminário é uma forma reunir todos os profissionais da área para que possamos ganhar conhecimento e melhorar nossa doutrina numa área tão importante para a missão do controle de espaço aéreo”, concluiu o Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA.
Estiveram presentes autoridades do DECEA, do ICEA, do Centro de Gerenciamento Técnico do SISCEAB, do INMETRO, da Associação Brasileira de Normas Técnicas e da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade. Durante o evento foram abordados temas como as atividades de avaliação de conformidade; normalização e qualidade; acreditação de laboratórios para ensaios em segurança; inovação e sustentabilidade; organismos de inspeção na certificação de produtos; disponibilidade e confiabilidade dos meios técnicos.
Observações sobre os impactos da inteligência artificial nos processos de conformidade foram trazidos para debate e confiança foi um dos conceitos mais apontados como base de todos os trabalhos.
Esta oportunidade de troca de informações e experiências processuais e técnicas entre as diversas instituições é extremamente rica e permite o nivelamento e atualização de conhecimentos relevantes para a promoção das relações institucionais.
Confira as fotos clincando aqui.
Assessoria de Comunicação Social – ASCOM DECEA
Texto: Telma Penteado
Fotos: Fábio Maciel
Vídeo: Marcelo Alves
Revisão: Ten JOR Raphaela Martorano