Notícia Destaque

DECEA e EUROCONTROL publicam Relatório de Performance ATM

publicado: 06/08/2021 11:26

 






Como parte do acordo de cooperação entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a EUROCONTROL, foi publicado o primeiro relatório comparando o desempenho operacional no Brasil e na Europa.

A comparação de desempenho é um elemento vital para auxiliar na tomada de decisão, fornecendo percepções sobre como funcionam os diferentes sistemas de navegação aérea.

Com base em indicadores estabelecidos internacionalmente, o estudo explora as características do tráfego e identifica as semelhanças e diferenças em termos de gerenciamento de tráfego aéreo e os fatores que influenciam o desempenho operacional.

Este relatório, também, disponibilizado no link https://ansperformance.eu/global/brazil/bra-eur/, é composto por duas partes: uma descrição do desempenho operacional no Brasil e na Europa para os anos 2016-2019, que retrata a situação do país no período pré-COVID; e uma descrição das características do sistema regional em termos de evolução do tráfego e demanda durante a crise da COVID-19, ou seja, considerando os efeitos da pandemia em 2020 até o primeiro semestre de 2021.

No geral, o espaço aéreo continental no Brasil é cerca de 25% menor do que na Europa, e a demanda de tráfego e sua distribuição são fundamentalmente diferentes. As localidades foram fortemente afetadas em 2020, com a diminuição do tráfego em cerca de 47% no Brasil e 60% na Europa.

“Atualmente, a eficiência ATM está diretamente relacionada à medição de desempenho, a qual permite identificar possibilidades de melhorias e boas práticas que vão beneficiar o Sistema de Aviação Brasileira como um todo. Este acordo de cooperação com a EUROCONTROL é mais uma oportunidade de avaliar e comparar a performance do Brasil com as entidades internacionais e nortear ações para a evolução contínua do gerenciamento de tráfego aéreo em nível mundial”, destacou o Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA.

A confecção deste relatório do SISCEAB contou com uma importante participação do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) e do Escritório Brasileiro de Ligação na EUROCONTROL, configurando-se como um importante passo que reflete o conhecimento produzido ao longo dos anos no quesito Indicadores de Performance ATM do SISCEAB.

Acesse o Relatório Comparativo COVID 2020-2021.

Acesse  o Relatório Comparativo 2016-2019.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e Foto:  Maj Av Domingos (DPLN-1)
Edição: Denise Fontes (RJ 25254 JP)


Assunto(s): Sirius DECEA Eurocontrol