Notícias

DECEA e Embry-Riddle Aeronautical University promovem a ampliação da capacidade de controladores na língua inglesa

Universidade norte-americana é considerada uma referência mundial no ensino aeronáutico e aeroespacial


publicado: 03/02/2021 15:17

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) inaugurou, no dia 1º de fevereiro de 2021, um projeto de grande relevância para a capacitação de controladores de tráfego aéreo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A data referenda o início do programa de capacitação “Aviation English for Air Traffic Control” - extenso e criterioso treinamento virtual de língua inglesa, especialmente destinado aos controladores brasileiros.



Desenvolvido pelo corpo docente da Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), o curso é mais um resultado dos três anos de parceria entre o DECEA e a organização.

Desde 2018, a universidade já vinha recebendo turmas de controladores brasileiros para treinamentos de curto prazo (duas semanas) em seu próprio Campus. Uma imersão efetiva no ambiente acadêmico/aeronáutico da Embry-Riddle, onde os brasileiros puderam dedicar-se a aulas, palestras e, sobretudo, ao ambiente de interação com alunos de outras nacionalidades e um time de especialistas em linguística aeronáutica.

Em um ranking do U.S. News & World Report, a Embry-Riddle ficou em primeiro lugar no programa de Graduação de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, e foi eleita entre as cinco melhores instituições de cursos online dos Estados Unidos da América nos últimos seis anos (em quatro, foi a primeira). Publicações do Military Times, Military Advanced Education, e G.I. Jobs também endossaram a Embry-Riddle como umas das melhores universidades para militares ativos ou veteranos dos EUA.

Para o chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, o programa da parceria DECEA/Embry-Riddle viabilizará uma evolução oportuna ao SISCEAB com a elevação do nível dos controladores brasileiros na língua inglesa:

“Trata-se de mais uma ação objetiva do Departamento de Controle do Espaço Aéreo na busca do aprimoramento contínuo do inglês aeronáutico para os controladores de tráfego aéreo. A partir desta data, o DECEA reforça ainda mais a importância do Brasil no tráfego aéreo internacional, destacando a capacitação especializada aos profissionais que controlam os voos que se utilizam do espaço aéreo brasileiro.”

O contrato, assinado pelo DECEA em 10 de julho de 2020, prevê a participação anual de 325 controladores de tráfego aéreo de todo o Brasil até 2024. Ao final desse período, cerca de 1.300 controladores terão aprimorado ainda mais sua capacitação na língua inglesa.

Customizado para os controladores da Força Aérea Brasileira, o programa não só irá aprimorar a capacidade de interação desses profissionais no âmbito de atuação operacional, como também poderá servir de preparação ao Exame de Proficiência em inglês Aeronáutico do SISCEAB.

Ao final de cada ano, os 14 melhores do curso poderão participar de um treinamento intensivo no campus da Embry-Riddle, em Daytona Beach, FL – EUA.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho