Notícias

DECEA participa de workshop da Gol para imprensa

publicado: 07/11/2014 06:53

 




Com o objetivo de disseminar informações sobre a rotina das operações e promover uma maior interação, a Gol Linhas Aéreas realizou nos dias 4 e 5 de novembro, um workshop para a imprensa sobre os bastidores da aviação, em São Paulo.



Abrindo a série de palestras, o Presidente da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff, falou sobre o mercado de aviação brasileiro e o atual momento da companhia.

A programação incluiu também uma apresentação sobre as operações de uma companhia aérea, responsabilidades e competências do setor, ministrada pelo Diretor Executivo de Operações, Sergio Quito.

Na ocasião, Quito parabenizou o Processo de Decisão Colaborativa (CDM), implantado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que busca sempre o consenso entre as empresas aéreas, as administradoras aeroportuárias e os órgãos de controle de tráfego aéreo, visando solucionar problemas operacionais do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo. “Essa união só trouxe benefícios para todos os envolvidos”.

O executivo destacou, também, o acordo de cooperação operacional entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Gol, que visa à realização de voos de familiarização para controladores de tráfego aéreo em cabine de pilotagem de aeronaves. “É muito importante essa interação dos pilotos com os controladores”, revelou o Diretor de Operações.

O Gerente Executivo de Engenharia de Operações, Marcelo Vieira, falou sobre os impactos da meteorologia e destacou um conjunto de ações, como a antecipação de informações meteorológicas para pilotos e empresas aéreas, a consulta à REDEMET e os equipamentos de auxílio à navegação, com a intenção de minimizar esse problema.

Outro assunto em pauta foi  a utilizacão de procedimentos RNP (Performance de Navegação Requerida), um projeto de iniciativa do DECEA, que visa reduzir o ruído, economizar combustível e a emissão de gases poluentes na atmosfera.

[caption id="attachment_7773" align="alignnone" width="475"] Demonstração do treinamento no simulador de voo[/caption]

Os jornalistas tiveram também a oportunidade de conhecer os simuladores de voos da Gol. Os equipamentos são usados pela companhia para reciclar pilotos e comandantes.

No segundo dia, ocorreu uma visita ao Centro de Manutenção de Aeronaves (CMA) da Gol, em Confins, Minas Gerais. De acordo com a companhia, é o maior e mais avançado complexo tecnológico do gênero na América Latina.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)

Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 – JP) – denisedfsg@decea.gov.br

Fotos: Divulgação Gol