Notícias

DECEA é destaque na quarta edição do Drone Enable

publicado: 22/04/2021 19:53

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou, no último dia 21, da quarta edição do Simpósio Drone Enable. Promovido pela International Civil Aviation Organization (ICAO), o evento é um dos mais prestigiados fóruns sobre aeronaves não tripuladas em todo o mundo e tem por intuito promover o debate e intercambio das melhores práticas da indústria, da academia e das organizações reguladoras, relacionadas ao tema.

Na ocasião, o DECEA foi representado, no Painel “Brazil Focus”, pela Major Daniele Ferreira César Lins Chycziy e pelo Major Jorge Alexandre de Almeida Regis - ambos membros do Painel de Aeronaves Remotamente Pilotadas da ICAO.

Moderado pela Major Daniele Lins, o painel reuniu também representantes outras importantes organizações reguladoras e da indústria no País como o chefe da Divisão de Aeronavegabilidade, Roberto Honorato, e o coordenador do Grupo de Drones e Novas Tecnologias, Ailton José de Oliveira Jr, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); o CEO da empresa XMobots, Giovani Amianti e os fundadores da empresa AL Drones, André Arruda e Lucas Florêncio de Oliveira.

Os palestrantes abordaram, entre outros assuntos, o status, as necessidades e os projetos relacionados às operações dos sistemas de aeronaves não tripuladas, em especial aqueles relacionados às demandas de implementação um sistema viável de gerenciamento de tráfego como um capacitador chave para escalabilidade desses sistemas.

Em sua palestra, o Major Jorge Alexandre de Almeida Regis, do DECEA, teve a oportunidade de demonstrar os benefícios da futura atualização do Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS) que viabilizará conexões por meio de API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações). O recurso proporcionará o acesso de outras aplicações ao SARPAS, com segurança, baseado nas diretrizes do DECEA.



Na ocasião, o oficial também descreveu os níveis e  cenários propostos para a prova de conceito UTM (Unmanned Traffic Management ou Gerenciamento de Tráfego de Veículos Aéreos Não Tripulados) brasileiro, bem como suas prováveis fases.

O Simpósio Drone Enable vem ocorrendo regularmente desde 2017. Os cinco dias desta edição seriam realizados, à princípio, no Rio de Janeiro, em 2020. Em face dos impactos e restrições gerados da Pandemia de COVID-19, sobretudo as precauções relativas à saúde pública, a ICAO optou por readaptá-lo a uma modalidade virtual e adiá-lo para o ano de 2021.

Aos interessados, os vídeos das sessões e dos painéis do evento, inclusive o “Brazil Focus”,  serão disponibilizados em breve na ICAO TV .

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Daniel Marinho