Notícias

DECEA é destaque na Airport Infra Expo & Aviation Expo 2014

publicado: 24/09/2014 10:08

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo participou de um importante evento do setor aéreo, o Airport Infra Expo & Aviation Expo 2014, que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo, de 17 a 19 de setembro.

17092014-img_0323

Em sua quarta edição, a Airport Infra Expo, veio com a proposta de ser um catalisador do desenvolvimento do setor aeroportuário e da aviação comercial na América Latina, reunindo diversos segmentos para proporcionar o intercâmbio de conhecimento e informações.

A cerimônia de abertura teve início com a apresentação de Miguel Dau, Diretor de Operações do GRU Airport. Em seguida, participaram representantes das concessionárias de alguns aeroportos brasileiros, dentre eles, Allyson Paolinelli, da Inframérica; Aluízio Margarido, do Aeroporto Internacional de Viracopos; e Luiz Rocha, da concessionária Aeroporto Rio de Janeiro.

Em seguida foi feito o lançamento da Abraset, Associação Brasileira de Fornecedores de Serviços, Equipamentos e Tecnologia de Aeroportos, criada com a função de representar os interesses e impulsionar o crescimento e a competitividade das empresas fornecedoras de produtos e serviços para aeroportos.

A programação incluiu também uma apresentação do ranking dos aeroportos regionais, com estudos do desenvolvimento econômico de cada região, ministrada pelo presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção.

Na sequência, órgãos de governo e representantes do setor foram convidados a discursar. Inicialmente, o Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, fez um elogio ao processo de decisão colaborativa, instituído no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que reuniu os principais órgãos do setor aéreo durante a realização da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014.

Estiveram presentes à solenidade, o Assessor da Presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), Walter Ferreira, o Presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo Matos do Vale, e o Presidente em exercício da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Cláudio Passos.

Em seu discurso, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar, Rafael Rodrigues Filho, enfatizou a importância do evento para a promoção do diálogo e a troca de conhecimento.

Reiterando o elogio recebido do presidente da ABEAR, o Oficial-General falou sobre o trabalho integrado do DECEA com os órgãos de governo na Copa do Mundo. O Diretor-Geral também falou sobre alguns projetos em andamento, como por exemplo, o PBN, implantado no ano passado no eixo Rio-São Paulo, o PBN Sul, que entra em operação em 2015, e o planejamento para as Olimpíadas 2016.

Após a última apresentação, do Diretor da Federal Aviation Administration (FAA), Michael Huerta, que defendeu que o tráfego de passageiros e de cargas entre Brasil e Estados Unidos vai crescer a uma taxa média de 6,5% ao ano a partir de 2015, as autoridades presentes se dirigiram para a área de exposição, onde foi descerrada simbolicamente uma fita para abertura oficial da feira.

Paralelamente a Airport Infra Expo & Aviation Expo, foram realizados seminários que apresentaram experiências concretas de iniciativas nacionais e internacionais sobre a viabilização do negócio aeroporto & aviação comercial.

Foram realizadas sessões temáticas sobre Controle de Tráfego Aéreo, Receitas não aeroportuárias, Segurança, Tecnologia da Informação, entre outros temas, com renomados palestrantes nacionais e internacionais.

No dia 18, o DECEA participou do Workshop Controle de Tráfego Aéreo, com palestras do Adjunto do Chefe do Subdepartamento de Operações, Coronel Aviador Luiz Ricardo de Souza Nascimento, e do Tenente-Coronel Aviador Luiz Roberto Barbosa Medeiros, Chefe da Divisão Operacional do CGNA.

O primeiro painel do workshop foi sobre o programa “Sirius - Uso racional do espaço aéreo”, que reúne uma série de empreendimentos em diferentes áreas. O Coronel Luiz Ricardo falou sobre vários destes projetos, baseados em acordos internacionais, enfatizando que a aviação é uma indústria que não tem fronteiras.

Entre os projetos citados, informações sobre a reestruturação dos setores das Regiões de Informação de Voo (FIR) – subdividido em cinco regiões – e seus limites; a Navegação Baseada em Performance (PBN) - conceito associado à utilização do Sistema Global de Navegação por Satélite(GNSS); a implementação do gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo (ATFM) no CGNA; e o processo de tomada de decisão colaborativa (CDM). “Nós colocamos os projetos em prática, acompanhamos seu desempenho, sempre buscando o uso racional do espaço aéreo”, descreveu.

No segundo painel: “Planejamento estratégico do controle de tráfego aéreo, visão de longo prazo para atender a demanda de crescimento do país”, o Coronel Luiz Ricardo expôs a posição do DECEA frente a este desafio, informando sobre os vários tipos de planejamento já delineados, com execução programada para os próximos 25 anos.

Em sua apresentação, destacou que a América Latina tem a segunda maior demanda de tráfego do mundo, e que a área de responsabilidade de controle de tráfego no Brasil é de 22 milhões de quilômetros quadrados, incluindo o FIR Atlântico. O Coronel falou ainda sobre os blocos do sistema de aviação (ASBU) e sobre a incorporação de novas tecnologias em utilização pelo DECEA, que são totalmente interoperáveis para atender o aumento do tráfego no Brasil.

O terceiro painel: “Experiência de gerenciamento de tráfego aéreo na Copa e planejamento para a Olimpíada”, o Tenente-Coronel Medeiros, falou sobre o plano de ação para a Copa do Mundo e a importância do conhecimento adquirido com a experiência com grandes eventos, como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a Copa das Confederações.

O militar fez um balanço sobre os movimentos aéreos durante o Mundial, e os recordes históricos de tráfego em aeroportos de várias cidades-sede, como Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. O Tenente-Coronel Medeiros concluiu sua apresentação dizendo que o principal legado da Copa do Mundo foi a integração entre os elos.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br