Notícias

DECEA é condecorado em solenidade do Dia da Vitória

publicado: 10/05/2013 08:43

 




Os 68 anos da vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial foram celebrados no último dia 8 de maio, em uma cerimônia cívico-militar, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), no Rio de Janeiro.


 

Presidida pelo Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, a solenidade contou com a presença dos Comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, além do Diretor-Geral do DECEA, ex-combatentes e autoridades civis e militares.

Na leitura da Ordem do Dia, o Ministro da Defesa enalteceu o exemplo dos ex-combatentes. “Congratulo a todos os agraciados com a Medalha da Vitória: de diferentes maneiras, a ação das senhoras e dos senhores tornou realidade nosso compromisso com um País seguro e com um mundo mais pacífico”.

A Medalha da Vitória, entregue a 331 agraciados, foi destinada a militares, civis e instituições brasileiras ou estrangeiras, que tenham contribuído para a difusão dos feitos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e demais combatentes brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. Foram condecorados, também, aqueles que integraram missões de paz ou prestaram serviços relevantes ou apoio ao Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

Entre as instituições agraciadas com a Medalha da Vitória estava o DECEA. O Diretor-Geral do Departamento, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho falou sobre a importância da condecoração para a organização. “Ela tem uma carga cívica muito elevada, uma vez que representa o esforço de militares que cumpriram até o fim o juramento do cumprimento do dever militar ainda que com o sacrifício da própria vida”, declarou.

O Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho dedicou a homenagem a todo o efetivo do DECEA. “Tenho certeza de que muitas ações que justificaram a concessão desta honraria foram planejadas e executadas por muitas mãos”, concluiu.

Foram homenageados, também, o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Ribeiro Gonçalves, o Comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá e o Chefe da Divisão de Documentação do DECEA, Coronel Intendente R/1 Jailton Porto de Faria.

O Major-Brigadeiro Gonçalves destacau o legado deixado pelos combatentes da Segunda Guerra Mundial. “Ao receber a mais alta condecoração de meu País, renova-se o mesmo sentimento de admiração pela autoridade moral daqueles que deram a vida para que houvesse paz”.

Somando-se a esses depoimentos, o Coronel Jailton falou sobre a satisfação em participar desse evento. “É uma honra ter sido indicado pelo Ministério da Defesa para receber a Medalha da Vitória. Tenho orgulho de fazer parte dessa história”.

Finalizando a cerimônia, o Ministro da Defesa, acompanhado dos Comandantes das três Forças Armadas, depositou coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido. Depois, houve desfile das tropas militares, além da participação de veteranos e ex-combatentes, em viaturas do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ) e sobrevoo de caças F5.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA (ASCOM/DECEA)
 Denise Fontes - Jornalista (Contato-Imprensa)
Fotos: 3S Rocha (III COMAR)