Notícias

DECEA divulga Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS) no DroneShow em São Paulo

publicado: 16/05/2017 11:51

 




DroneShow Latin America 2017 promove em São Paulo debate entre Agência Nacional de Aviação Civil e Departamento de Controle do Espaço Aéreo sobre regulamentação de drones/aeronaves remotamente pilotadas (RPAS).

O DECEA participou ativamente da terceira edição do Drone Show Latin América, realizado pela empresa MundoGEO, que  atua no setor geoespacial.

O SARPAS foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a solicitação de acesso ao Espaço Aéreo para o uso de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas

O evento reuniu toda a comunidade do setor para troca de experiências, promoção de parcerias, fomentar novos negócios e antecipar tendências. Entidades reguladoras, fabricantes, importadores, desenvolvedores e prestadores de serviços, comunidade acadêmica e usuários dos setores de mineração, agricultura, gestão pública, segurança e defesa, serviços emergenciais, telecomunicações, transportes, infraestrutura, entretenimento e mapeamento em geral formaram o público do Droneshow 2017.

No dia 8 de maio transcorreu o III Fórum de Empresários de Drones, evento que antecedeu o DroneShow, o DECEA – representado por três militares do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) – Major Tedi, Tenente Rennó e Tenente Guilherme –  compartilhou com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do “Tira-dúvidas sobre autorizações das operações” –  no Hotel Golden Tulip. Na platéia cerca de 40 empresários de vários setores participaram do debate com várias perguntas sobre a regulamentação de RPAS. O fórum deu a oportunidade de aproximação da sociedade com os órgãos reguladores.

Tanto o DECEA quanto a ANAC construíram uma relação de confiança e responsabilidade com os usuários e operadores de RPAS – conseguindo traduzir as regras, tirar dúvidas e esclarecer a atuação de cada órgão na regulamentação.

Foi o que explicou o CEO da Mundo Geo, Emerson Granemann: “Há muita gente nova no mercado e fazem confusões sobre as atribuições da ANAC e do DECEA. Por isso, foi importante a presença desses órgãos no DroneShow, tanto no fórum, quanto da feira e no debate sobre a regulamentação. É preciso que haja entendimento para que os voos sejam plenos e seguros”.

No dia seguinte, 9 de maio, ANAC e DECEA participaram de um debate sobre regulamentação: “Como trabalhar com drones na legalidade” . Nesse evento, o DECEA esteve representado pelo Tenente-Coronel Jorge Vargas Rainha – que  esclareceu as dúvidas dos participantes. Roberto José Silveira Honorato foi o representante da ANAC, destacando o SISANT – Sistema de Aeronaves Não Tripuladas e suas regras, divulgadas no dia 2 de maio. 

O SARPAS – serviço do Portal Drone/RPAS – foi amplamente divulgado na feira. O stand do DECEA recebeu empresários, universitários, órgãos do governo, operadores de RPAS e curiosos, que tiveram acesso a legislação e orientações – dentre elas, como solicitar autorização de acesso ao espaço aéreo.

No stand do DECEA, nos três dias do evento, os militares do SRPV-SP e o Tenente-Coronel Vargas atenderam a todas as demandas dos operadores de RPAS, assim como divulgaram as atividades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro – o SISCEAB, como bem definiu o representante do DECEA: “Foi uma grande oportunidade participar do fórum e do debate, pois conseguimos divulgar a competência do DECEA, o SARPAS e a ICA 100-40. Proporcionamos, dessa forma, aos usuários, informações que vão mantê-los nos níveis de segurança para voar, ou seja, trouxemos o operador para o nosso espaço e oferecemos uma forma segura, regulada e coordenada para o voo de RPAS” – disse o Tenente-Coronel Vargas.

 

 

Reportagem: Daisy Meireles
Fotos: Luiz Eduardo Perez