Notícias

DECEA divulga número de voos de drones por região

publicado: 07/02/2023 13:37

 






O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) divulgou o quantitativo de voos de drones por área de jurisdição dos órgãos regionais, desde 2016, ano em que foi criado o Sistema para Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas (SARPAS), atualmente em sua nova geração, o SARPAS NG.

Os órgãos regionais do DECEA, responsáveis por cada área e seu respectivo espaço aéreo, dividem-se entre Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III, IV) e Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE).



Dados estatísticos mostram esses números e as diferenças entre as regiões no tocante aos voos. A região Sudeste, por exemplo, mesmo sendo a menor em extensão territorial, concentrou aproximadamente 290.000 operações. Por outro lado, a região Norte teve o menor índice, somando cerca de 52.000 voos.



O ano de 2022 foi o de maior demanda, somando mais de 310.000 operações não tripuladas, o que demonstra o desenvolvimento acelerado desse novo modal aéreo.



Para o Chefe da Divisão de Coordenação e Controle (DCCO) do SDOP do DECEA, Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves, a divulgação das ações relativas às operações correntes é muito mais que um compromisso. “Não se trata apenas de regular uma atividade aérea, mas, sobretudo, compartilhar com a sociedade as ações realizadas. Quando falamos de segurança, temos que ter em mente que o primeiro passo é a conscientização. Para alcançar novos resultados, é necessário divulgar as boas práticas com o intuito de recebermos dos usuários os feedbacks, os questionamentos e as sugestões. Dessa forma, todos participam do processo”, afirmou.

Recentemente, o DECEA publicou a Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 351-6, visando disseminar a Concepção Operacional sobre o Gerenciamento do Tráfego Não Tripulado (UTM) e orientar as ações iniciais para sua implementação no Brasil. A Diretriz pode ser acessada clicando-se aqui.

Para dúvidas e sugestões, o Departamento disponibiliza um canal direto para os usuários, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Cap Esp CTA Eduardo Silva (DECEA)
Edição: Denise Fontes
Revisão: Maj Av Lopes
Foto: Fábio Maciel


Assunto(s): SIRIUS drone SARPAS NG