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DECEA disponibiliza a AIC N 16/21 do Projeto TMA SP Neo

publicado: 29/04/2021 16:14

 






Já está disponível no sistema de Publicações DECEA, o documento com informações sobre a Reestruturação da Circulação Aérea da Área de Controle Terminal (TMA) de São Paulo – Projeto TMA-SP Neo – AIC N 16/21, que entra em vigor a partir do dia 20 de maio.

O Projeto TMA-SP Neo, um empreendimento do Departamento de Controle do Espaço Aérea (DECEA) executado pelo Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo - Sudeste (CRCEA-SE), consiste na elaboração de um novo conceito do espaço aéreo na Terminal São Paulo, considerando os aeroportos de operação IFR (Regras de Voo por Instrumentos) de maior movimento. Estes aeródromos são considerados prioritários na definição das melhores trajetórias, aplicando, sempre que possível, os conceitos de Navegação Baseada em Performance (PBN).

O planejamento levou em consideração o processo de tomada de decisão colaborativa e as oportunidades de melhoria para a modernização e reestruturação completa da TMA-SP Neo. O principal objetivo é otimizar o conceito de espaço aéreo de uma das principais TMA da América Latina, para absorver com eficiência a crescente demanda de tráfego aéreo dos próximos anos.

Entre as vantagens desta remodelação estão a diminuição da carga de trabalho de controladores de tráfego aéreo (ATCO) e pilotos com comunicação mais objetiva; a redução do consumo de combustível e emissão de gás carbônico pelas aeronaves, além da absorção de aproximadamente 10% do crescimento da demanda do tráfego aéreo.

Somam-se a estas melhorias a redução de esperas no sequenciamento de aeronaves para descida e atrasos devido à capacidade do espaço aéreo, bem como criar procedimentos com perfis de chegadas e saídas com menor complexidade possível.

As rotas da Região de Informação de Voo de Curitiba (FIR-CW) foram concebidas para atender ao novo fluxo da TMA-SP, priorizando os pares de cidades com maior movimento, para adequar esse fluxo à rota mais direta possível.

Neste caso, houve ainda a necessidade de atualização das principais terminais do sul do Brasil, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, que tiveram sua estrutura readequada às novas rotas, e consequentemente a confecção de novas cartas de Saída Padrão por Instrumentos (SID) e a Rota Padrão de Chegada em Terminal (STAR). A FIR-Brasília também teve que ser adaptada, em menor escala, para a nova estrutura da TMA-SP.

Com a criação de novos setores na Terminal, foi necessário transferir o setor responsável pela Ponte Aérea Rio-São Paulo para o Controle de Aproximação Rio de Janeiro (APP-RJ). Os limites da TMA-SP foram planejados para atender aos fluxos de chegada e saída com maior demanda para permitir uma melhor distribuição dos tráfegos.

A grande inovação do Projeto TMA-SP Neo é a utilização do Point Merge System, um método de sequenciamento de chegadas desenvolvido pelo Centro Experimental do EUROCONTROL em 2006. Trata-se de uma técnica para suportar as Operações de Descida Contínua (CDO). A integração de tráfego é realizada mesclando fluxos de entrada para um único ponto. O sistema aumenta ainda a consciência situacional e a previsibilidade.

Clique e acesse a AIC N 16/21 nas versões inglês e português.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos MTB – 3833 PR
Foto: Luiz Eduardo Perez