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DECEA debate mobilidade aérea urbana e rural no DRONE SHOW 2021

publicado: 22/09/2021 13:44

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou, nos dias 20 e 21 de setembro, de dois importantes painéis de palestras sobre veículos aéreos não tripulados no Drone Show 2021.

A edição do evento, que ocorreu de modo 100% online e gratuito, teve por propósito reunir agências reguladoras, fabricantes, importadores, prestadores de serviços, startups e usuários para debater os assuntos em voga e as necessidades da atividade.

O evento deu espaço às temáticas relacionadas aos impactos no mercado das recentes e esperadas mudanças regulatórias envolvendo não somente o DECEA e a ANAC, como também outras organizações públicas de regulação. “Além dos desafios tecnológicos e mercadológicos, o objetivo do evento é sobretudo atualizar a comunidade que utiliza drones para fins profissionais sobre as questões regulatórias”, afirmou o CEO da MundoGEO, organizadora do evento, Emerson Granemann.

No dia 20, o Adjunto da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do DECEA, Capitão Jean Pierre de Castro Benevides, reuniu-se com Superintendente de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Roberto Honorato, e os Presidentes das empresas AL Drones e Speed Bird, André Arruda e Samuel Salomão, no painel “Mobilidade Aérea Urbana".

O oficial expôs as estratégias e últimas ações realizadas pelo Departamento no contexto da mobilidade aérea com o uso de veículos não tripulados nas cidades brasileiras.

Benevides relatou, entre outras iniciativas do DECEA, os estudos correntes para o desenvolvimento de uma nova concepção de gerenciamento aéreo dedicada aos veículos não tripulados, o UTM (Unmanned Traffic Management, em português, Gerenciamento de Tráfego de Veículos Aéreos Não Tripulados), e abordou os preparativos para o lançamento da nova versão do sistema de solicitação de acesso ao espaço aéreo por aeronaves não tripuladas, o SARPAS NG.

“Nossa expectativa é a de lançar uma versão beta do SARPAS NG, num primeiro momento. E, assim, recebermos o feedback dos usuários para disponibilizarmos a ferramenta, propriamente, já no ano que vem”, afirmou.

Para além do UTM, o Capitão também expôs os estudos relacionados à gestão do espaço aéreo reservado aos chamados eVTOL (Electric Vertical Takeoff and Landing, em português Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Vertical).

O eVTOL deve, num primeiro momento, operar pequenos trechos de área urbana; em contraposição aos helicópteros, mais adequados para distâncias maiores.  O eVTOL, também chamado "carro voador", é uma das apostas da indústria nos próximos anos e, naturalmente, exigirá dos órgãos competentes uma regulação efetiva, sobretudo no que tange à segurança de seus usuários e da população.

“É nessa ocasião que entra em cena o conceito de UAM (Urban Air Mobility, em português, Mobilidade Aérea Urbana) que irá acomodar este novo vetor, o eVTOL.  Inicialmente compreendemos que eles deverão utilizar corredores dedicados para os seus percursos em altitudes que variam de 400 a 2000 pés”.

No dia 21, o DECEA participou do painel “Mobilidade Aérea no Campo” com representantes da ANAC, do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola e da empresa Xmobots.

Na ocasião, o Capitão Emerson Augusto Miranda, também da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do DECEA, expôs as parcerias com a indústria e as instituições de pesquisa para a identificação das necessidades específicas das áreas rurais no que tange ao desenvolvimento do UTM brasileiro.

"Temos recebido e ouvido representantes de organizações relacionadas à atividade agrícola de modo a detectar às principais necessidades destas organizações no contexto da mobilidade aérea rural e melhor atender aos usuários.  Na linha de pesquisa, para o desenvolvimento do UTM, precisamos da participação tanto das instituições de pesquisa quanto da indústria”, afirmou Miranda.

Após as apresentações, os participantes do painel “Mobilidade Aérea no Campo” sanaram as dúvidas da audiência encaminhadas por meio do chat virtual do site do evento.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Reportagem: Daniel Marinho (Mtb 25768RJ) Fotos de Luiz Perez (RJ 201930 RF)