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DECEA contribui no resgate e na investigação do acidente que vitimou 62 pessoas
publicado:
10/08/2024 20:08
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), criou a Zona de Restrição de Voo na região de Vinhedo (SP), local do acidente aeronáutico envolvendo uma aeronave da Voepass Linhas Aéreas que vitimou 62 pessoas na última sexta-feira (09/08). A medida visa restringir os voos de drone para os Órgãos Especiais federais, estaduais e municipais que estejam envolvidos na investigação do acidente e resgate das vítimas.
Na prática, o espaço aéreo no raio de três milhas náuticas está reservado somente para os voos de apoio à tragédia. Ou seja, os drones que não estão cadastrados no Sistema para Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo por Aeronaves Não Tripuladas como Órgãos Especiais, conforme o MCA 56-5/2023 (que fala sobre as Operações Aéreas especiais), ficam impedidos de voar nesta área.
“O objetivo desta restrição é manter a segurança e a regularidade das operações aéreas na região, coibindo os voos irregulares ou desconhecidos que possam comprometer os trabalhos no local”, explicou o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha.
As caixas-pretas da aeronave acidentada foram localizadas na noite do dia do acidente e encaminhadas para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Os investigadores iniciaram as análises na manhã deste sábado (10/08).
O DECEA contribui na investigação fornecendo dados do controle de tráfego aéreo na região e informações técnicas que possam desvendar os motivos da queda da aeronave. O trabalho conjunto entre a FAB e as forças de segurança federal e municipal são fundamentais neste processo de esclarecimento das circunstâncias do acidente.
Vale ressaltar que o DECEA, por meio do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica presta o serviço de vigilância e previsão meteorológica aeronáutica, visando contribuir para a segurança e a eficiência do tráfego aéreo. Os produtos meteorológicos, essenciais para a navegação aérea segura, estão disponíveis para consulta através da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET), disponível neste link.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Raphaela Martorano
Imagem: SARPAS
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues
Na prática, o espaço aéreo no raio de três milhas náuticas está reservado somente para os voos de apoio à tragédia. Ou seja, os drones que não estão cadastrados no Sistema para Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo por Aeronaves Não Tripuladas como Órgãos Especiais, conforme o MCA 56-5/2023 (que fala sobre as Operações Aéreas especiais), ficam impedidos de voar nesta área.
“O objetivo desta restrição é manter a segurança e a regularidade das operações aéreas na região, coibindo os voos irregulares ou desconhecidos que possam comprometer os trabalhos no local”, explicou o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha.
As caixas-pretas da aeronave acidentada foram localizadas na noite do dia do acidente e encaminhadas para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Os investigadores iniciaram as análises na manhã deste sábado (10/08).
O DECEA contribui na investigação fornecendo dados do controle de tráfego aéreo na região e informações técnicas que possam desvendar os motivos da queda da aeronave. O trabalho conjunto entre a FAB e as forças de segurança federal e municipal são fundamentais neste processo de esclarecimento das circunstâncias do acidente.
Vale ressaltar que o DECEA, por meio do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica presta o serviço de vigilância e previsão meteorológica aeronáutica, visando contribuir para a segurança e a eficiência do tráfego aéreo. Os produtos meteorológicos, essenciais para a navegação aérea segura, estão disponíveis para consulta através da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET), disponível neste link.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Raphaela Martorano
Imagem: SARPAS
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues