Notícias

DECEA celebra seu 16º aniversário

publicado: 05/10/2017 16:31

 




Em cerimônia realizada no Clube da Aeronáutica, na tarde do dia 5 de outubro, o efetivo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) comemorou 16 anos de existência.

Presidida por seu diretor-geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Jefferson Domingues de Freitas, a cerimônia contou com a presença de autoridades e ex-diretores do DECEA.

No evento, foram entregues os prêmios ao graduado, praça e servidor público Padrão, respectivamente, ao sargento Fabrício Filgueiras da Rocha, ao soldado Mateus Ricardo Silva de Souza e ao servidor civil Paulo  César Joaquim Coelho.

Na sequência, foram entregues as medalhas Força Aérea Brasileira (FAB), que homenageiam aqueles que se distinguiram por estudos sobre assuntos técnico-operacionais ou por criações que tragam benefícios econômicos ou sociais de relevância para a FAB.

Neste ano, os agraciados foram o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o Capitão Engenheiro Fernando Antonio Paiva de Azevedo, Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), o Suboficial Marcio Gonçalves Ramos, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Curitiba (DTCEA-CT) e o Sargento Eric Leite Carvalho, do Terceiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (3º/1º GCC).

O Tenente-Coronel Marcelo desenvolveu um sistema que reduziu a quantidade de etapas na comunicação entre o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) e o controle de tráfego aéreo.

O Capitão Azevedo, o Suboficial Ramos e o Sargento Carvalho modernizaram o "Air to Ground DATALINK Interface Controller" - Inteface de Controle do DATALINK Ar-Terra - denominado AGDLIC, com uma série de benefícios, como independência de hardwares obsoletos, gerando grande economia de recursos, deixando o investimento 250 vezes inferior ao custo de uma contratação de uma terceirizada para executar o projeto.

O diretor-geral ressaltou, em seu discurso, destacou os momentos mais marcantes da história da Força Aérea, desde a sua criação até os dias de hoje. “Desafio sempre foi uma constante ao Comando da Aeronáutica e, com o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), parte desta gloriosa instituição, nunca foi e nem será diferente. Por isso destacamos a máxima do DECEA: somos todos Força Aérea!” - proferiu o Tenente-Brigadeiro Domingues.

Ele relatou, ainda, que para garantir a segurança da navegação aérea e prestar um serviço de confiança, o DECEA investiu em tecnologia de ponta e na formação e qualificação de seus profissionais, buscando ser uma instituição mais eficaz e sustentável.

Depois de destacar a atuação do DECEA nos grandes eventos e de pontuar a relação que o departamento mantém com a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol), o diretor-geral pontuou os recentes feitos que, por sua excelência, mantém a organização em posição de destaque no cenário da aviação mundial.

Dando seguimento à solenidade, foram entregues as Medalhas Militares de ouro, prata e bronze, aos militares que completaram 30, 20 e 10 anos, respectivamente, de serviço à FAB.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Redação: Telma Penteado – jornalista
Fotos: Luiz Perez e Fábio Maciel